sexta-feira, 27 de março de 2020

GOTA. Do reportório de danças do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses (Viana do Castelo)




GOTA.

Se quiseres qu'eu cante a gota,
Ai eu a gota não a sei.
Dai-me uma gota de vinho,
Ai qu'eu a gota cantarei.

Se quiseres qu'eu cante a gota,
Ai dai-me vinho ou dinheiro.
Qu'esta minha gargantinha,
Ai não é forja de ferreiro.

Raparigas cantai todas,
Ai rapazes cantai com elas.
Aqui não há que dizer,  
Ai dos rapazes nem delas.

Se quiseres que eu cante a gota,
Ai dai-me uma pinga de vinho.
O vinho é coisa Santa,
Ai faz o cantar delgadinho.

Se quiseres que eu cante a gota,
Ai dai-me vinho, dai-me vinho.
Eu sou como o rouxinol,
Ai a cantar devagarinho.

(do Cancioneiro popular)



Fotos de arquivo: doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

"AS MAIAS ou OS MAIOS" E AS GIESTAS NO COMEÇO DE MAIO

                               É um costume popular que ainda resiste à progressiva e inexorável extinção, sobretudo nos meios rurais onde a...