segunda-feira, 27 de julho de 2015

TABULEIROS E RECHEIOS

                  O interesse em organizar tabuleiros para a festa do Senhor do Cruzeiro é um dos bons contributos para o êxito do programa e não só no que financeiramente representam como número festivo, mas, sobretudo como receita no leilão onde são vendidos.

            Há que destacar antes de mais que os tabuleiros são  iniciativa de pessoas residentes em diferentes lugares de freguesia que, antecipadamente, se organizam e fazem coleta porta a porta de géneros e valores. Tudo que seja vendável é bem aceite para compor o todo. Vale a pena referir que ainda há quem possa oferecer géneros de produção própria mas em grande parte os produtos são adquiridos. Há de tudo. Enumero alguns mas significativos os quais, em tempos idos, eram lodo consumidos nos locais pelas famílias arrematantes ou por grupo de amigos que se coletavam para reunir o valor de disputas, às vezes bem acima do valor real. Então; presunto, chouriço, queijo, frutas, compotas, doces, vinhos de várias espécies, wiisky, galos e galinhas mortos ou vivos, coelhos e até surpresas. 

            Seguem em desfile a partir da residência paroquial, seguida da banda de música até a um dos palanques das músicas, depois de circundarem a Igreja. Segue-se o leilão, demorado, arrematado à melhor oferta. às vezes, alguns são "picados" isto é, alguém aparentemente nada interessado na aquisição, puxa para cima o valor para obrigar um possível interessado a pagar acima do valor da mercadoria. É verdade. Outros, quiçá para exibir abastança, sobe a parada. Quase sempre desistem, ás vezes ficam mesmo "entalados" porque força da desistência do "picado". Quem tiver paciência, diverte-se e se o leiloeiro "meter" umas piadas a coisa até pode ser divertida. Dá pelo menos uma receita não dispicienda. Não sei se a terá tido neste ano já que o tempo ameaçava chuva e as pessoas desertam facilmente. 

            No próximo domingo a festa é um piquenique geral oferecido pela Comissão de Festas. É mais uma tradição e não há que pagar seja o que for.

             VEJAM AS FOTOS: 

































. FOTOS: doLETHES

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...