sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ACADÉMICOS SÉNIORES EM TERTÚLIA DEDICADA À POESIA.

                 Grupo "Florbela Espanca" (Mestre José Luís, na sua intervenção)

      Os alunos do terceiro ano da Academia Sénior da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, elegeram a poesia para encerrar a frequência da actividade referente ao ano civil de 2013, promovendo uma tertúlia que decorreu na Vila de Darque, na passada quinta-feira 12 de Dezembro. Participaram na iniciativa alunos dos três anos em funcionamento no ano civil que agora termina, a maioria dos professores orientadores das disciplinas leccionadas, responsáveis pela criação e funcionamento da Academia e a vice-presidente da ESTG em representação da direcção do estabelecimento de ensino.


                               Grupo "Miguel Torga" (o dr. A. Abreu "preenche" momentaneamente a ausência do 4º componente)
          
            A turma organizou-se em três grupos tendo cada um deles escolhido e trabalhado um autor diferente, entre os que haviam sido tratados na aula de Português. Os preferidos foram José Régio, Florbela Espanca e Miguel Torga, apresentados pelos alunos, nesta ordem.Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos com dados biográficos dos respectivos autores, com comentários sobre a sua personalidade e estilo e relevância da obra que legaram à Literatura Portuguesa, tendo sido lidos poemas escolhidos pelos alunos envolvidos.



                      Grupo "José Régio", com José Ribeiro "acompanhante"

           O professor da disciplina de Portugês, Mestre José Luís Carvalhido da Ponte, fez questão de concluir a tertúlia com a evocação de Fernando Pessoa e dos seus ortónimo e heterónimos, lendo no seu jeito coloquial e bem humorado poesias do grande vulto da literatura portuguesa.



A  Directora da AS, Ermelinda Jaques,depois de

 Abílio Faria, com a vice-presidente
da ESTG, Florbela e Maria dos Anjos. A seguir e 
alunos da AS.
        


              Tendo participado como familiar de uma académica, José Ribeiro, conhecido vianense e antigo funcionário do SNE, disponibilizou-se para ler uma poesia de José Régio, Ignoto Deo, e, noutro momento, divulgar pela primeira vez publicamente poesias inéditas de seu pai.


 Professores e alunos da Academia e Sintra Coelho, um dos mentores da Academia Sénior
        

             No encerramento foi servido a todos os participantes um serviço de bufet que proporcionou aos presentes agradáveis momentos de convívio e consolidação da amizade dos envolvidos na Academia Sénior do IPVC.



(INFORMAÇÃO - Estão a decorrer inscrições para a frequência da Academia Sénior para o próximo ano lectivo).
         


          


          

            

          

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...