sábado, 2 de fevereiro de 2013

NEVÃO COMO NUNCA SE VIU EM LANHESES OCORREU HÁ 50 ANOS!

  O "Campo da Feira", em 2 de Fevereiro de 1963". Espectáculo!
(Foto Zé Esteves)

               Foi em 2 de Fevereiro de 1963, faz hoje 50 anos, que Lanheses viveu um dos maiores nevões de que há memória por estas bandas, o qual alterou completamente, por alguns dias, a fisionomia natural da freguesia.

             O fenómeno principiou cerca das onze horas da manhã, tendo-se prolongado ininterruptamente até cerca das 16 horas, cobrindo de um espesso manto branco toda a freguesia, tendo-se mantido à vista durante alguns dias a neve nos ramos das árvores e nos telhados das casas.

             Não obstante a preocupação que causou na altura a algumas pessoas este inusitado quanto surpreendente comportamento do tempo para o que é normal no Minho, mais atreito a chuvas intensas principalmente na época invernosa, a maior parte dos lanhesences não desperdiçou a oportunidade de contemplar, em casa, um espectáculo lindíssimo que só poderia conhecer com a dimensão que este atingiu noutras paragens onde eles se verificam com maior regularidade.



             Tendo aparecido um pouco antes da data em que ocorreu o nevão, a Voz de Lanheses, publicou a notícia na sua edição nº 2, destacando na primeira página uma fotografia com o Pacheco, uma figura popular da altura no burgo, conduzindo um carrinho de mão carregado de lenha para a lareira, que eu consegui registar com uma pequena máquina portátil.



             Curiosamente, tive oportunidade de recuperar há dias atrás outra foto do mesmo acontecimento, que se encontrava da posse de um familiar meu. Ao contrário do que pensava, a foto não foi feita por mim, mas sim pelo José Esteves, o "Retratista" o qual, ao tempo, tinha um estúdio onde mais tarde funcionou a farmácia e é,actualmente, uma peixaria.








Por mera coincidência, a mesma edição do jornal traz um artigo que então escrevi, abordando o tema da feira quinzenal que hoje voltei a tratar, aqui, no doLethes-

            


 
           

2 comentários:

  1. eu tinha 8 anos e bem me recordo ,muito brinquei com a neve , mas là vai

    ResponderEliminar
  2. Eu andava na escola primaria e a professora mandou-nos todos para casa porque estava a "esfolhacar" neve. Que bom é recordar!

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...