domingo, 30 de setembro de 2012

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA (Época de 2012/2013)

                  AF Viana do Castelo
                  Divisão de Honra
                  Campo 15 de Agosto, em Lanheses
                   
                   2012.09.30

          UNIÃO DESPORTIVA DE LANHESES, 1 - G. D. Castelense, 1

   
 A equipa do UDL no início da partida contra o Castelense







      DESCUIDO, JÁ NOS DESCONTOS, FOI A MORTE DO ARTISTA.

                    Um erro de Edgar já em período de desconto facilitou ao Castelense a obtenção da igualdade, tirando com isso o "pão da boca" aos adeptos locais que já reclamavam do árbitro o fim do encontro, discordando do exagero de 6' concedidos para compensação de tempo, quando nem única vez qualquer equipa teve necessidade de socorrer jogadores lesionados em todo o tempo de jogo, nem se verificaram situações de perda de tempo que o justificasse.

                   Ao fim e ao cabo o resultado final traduz o equilíbrio em que a partida decorreu quer no jogo jogado quer, até, nas ocasiões onde o golo poderia ter acontecido nas duas balizas. As equipas encaixaram nos sistemas em que se movem, concentrando muitos jogadores no meio de terreno, o que limitava a fluidez do jogo e ajudava à supremacia das defesas sobre os avançados.

   Um jogador do UDL (avançado) vê a bola escapar-se-lhe pela linha de cabeceira.

Três momentos do ataque do UDL às balizas do Castelense

                   Logo aos 7', o UDL esteve perto de abrir o marcador quando Miguita se isolou perto do poste da baliza de Nemo, chutando contra este que fez muito bem a mancha e anulou o lance.

                  Depois de um início um tanto incaracterístico e desconexo os locais assentaram o seu jogo e passaram a jogar de igual para igual, e, antes do fim da primeira parte já estavam por cima do seu adversário.

Domingos Morais, no regresso do balneário para jogar a 2ª parte.


          LINO, UM DOS MELHORES EM CAMPO.     Carlinhos, inspecciona. 


                      No segundo período os homens de Domingos Morais mantiveram a disposição com que foram para as cabines vindo a obter aos 21' o golo merecido da autoria de Pedro Leite que correspondeu, de cabeça, a um  belo centro da direita do endiabrado Faizão.

                  O golo espicaçou os forasteiros levando-os a assumir uma atitude de grande agressividade nos lances pela posse da bola perante a complacência do árbitro do encontro, e, nessa altura, temeu-se que a partida descambasse para indisciplina, o que, felizmente não se verificou porque os lanhesences não entraram pela mesma via. Ao fim de alguns minutos o jogo acalmou, mas não a fúria atacante dos castelenses e, não fora uma grande defesa de Lino aos 36' da segunda parte, o empate estaria consumado nessa altura.

                 Com o jogo a aproximar-se do fim o UDL controlava as avançadas dos contrários, porém, numa intercepção falhada de Edgar à entrada da sua área, permitiu que um avançado castelense se isolasse e, na área do penalti, fusilasse autenticamente as redes à guarda de Lino que nada mais poderia ter feito do que tentar dar o corpo à bola, como aliás fez, mas, sem sucesso.

Dois momentos de apuro para a baliza do UDL
                 

                  Para início de época dos locais estiveram à altura do que seria legítimo exigir-se. A equipa agrada no seu todo, parecendo mais equilibrada do que na época anterior. Lino, esteve seguríssimo e tem à sua frente uma defesa bastante sólida e de um envergadura impressionante. Escolinha, Araújo e Abílio constituem uma barreira em altura impressionante e, dos estreantes, Faizão, rapidíssimo e incansável, bem como Filipe Lomba e Bruno Marques, parecem apostas certas. Como Higuita. O "banco" está bem provido, com titulares que poderão entrar a todo o tempo.


                 A arbitragem terá as suas razões para o desconto concedido (o golo do empate, não obstante, foi feito com apenas dois minutos decorridos de compensação...). Pareceu-me que intentou deixar jogar, tentando estabilizar os critérios, o que eu gosto aconteça nas boas arbitragens. Pareceu-me ter contemporizado um pouco com a fogosidade dos vermelhos no tal período pós golo do UDL, mas lá conseguiu ultrapassar a turbulência sem grandes estragos, pelo que me parece merecer nota positiva como os seus juízes de linha.


Árbitros: BRUNO NUNES, João Cunha e Bruno Rocha.
                O UDL alinhou: Lino. Escolinha, Araújo, Tiago e Bruno Fernandes; Pedro Leite, Bruno Marques (André, 19' 2ª) Miguita (Joni), Filipe Lomba e Faizão.


                O UD Lanheses, com este empate, mantém a invencibilidade no seu campo desde a inauguração do relvado sintético.

                Boa assistência num dia de muito sol e bastante calor à hora do jogo.

                No próximo domingo, o Lanheses, desloca-se às Neves.


      
                          RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO


JORNADA 12012-09-30
Visitado
Visitante
TV
Bertiandos 1-0 FC Vila FrancaSugerir Video
Távora 1-0 AD CamposSugerir Video
ARC Paçô 0-1 Vila FriaSugerir Video
Vitorino de Piães 0-1 GD Moreira do LimaSugerir Video
Valenciano 2-0 SC CourenseSugerir Video
Cerveira 0-1 ADC CorrelhãSugerir Video
UD Lanheses 1-1 CastelenseSugerir Video
JORNADA 22012-10-07
Visitado
Visitante

AD Campos 07/10  15:00 Bertiandos
Vila Fria 07/10  15:00 Távora
GD Moreira do Lima 07/10  15:00 ARC Paçô
SC Courense 07/10  15:00 Vitorino de Piães
ADC Correlhã 07/10  15:00 Valenciano
Castelense 07/10  15:00 Cerveira
Neves FC 07/10  15:00 UD Lanheses
Pos.EquipaPJVEDGMGSDG

1Valenciano3110020+2
2Bertiandos3110010+1
3GD Moreira do Lima3110010+1
4Távora3110010+1
5ADC Correlhã3110010+1
6Vila Fria3110010+1
7UD Lanheses11010110
8Castelense11010110
9Neves FC00000000
10Vitorino de Piães0100101-1
11ARC Paçô0100101-1
12AD Campos0100101-1
13FC Vila Franca0100101-1
14Cerveira0100101-1
15SC Courense0100102-2
                   

OBRA SOCIAL RIBA LIMA OBTÉM NOVA DOAÇÃO.

                 A Obra Social Riba Lima já em adiantado estado de construção.
                            

                           A Obra Social Riba Lima, que está a construir de raiz instalações em Lanheses para alojar uma creche, um centro de dia, lar para idosos e assistência domiciliária, acaba de receber nova doação, agora por parte do cidadão lanhesence Álvaro de Sá Carneiro da Rocha, com residência no lugar da Peitilha, constituída por uma leira no sítio designado por Minas (Goladas), à Zona Empresarial desta freguesia.

                             De acordo com informação tornada pública ontem, dia 29, pelo director da referida Obra, padre Daniel da Silva Rodrigues, pároco residente desta freguesia e da de Meixedo, a escritura da cedência ficou formalizada na última sexta-feira, não tendo sido adiantados pormenores sobre este assunto.

                            Depois da Casa Palhares, esta é a segunda dádiva de particulares à Obra Social de bens imóveis de valor considerável.

sábado, 29 de setembro de 2012

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA (Época de 2012/2013)




                                                           TAÇA DE HONRA RAMIRO MARQUES

                                                                Resultado da 2ª eliminatória
                                                                            2012.09.23

                                                                UDL 2 vs Moreira do Lima 0

DOLETHES FEZ TRÊS ANOS!

         
   

              Foi ontem o 3º aniversário do doLethes o que significa ter o blogue deixado a idade materno-infantil que lhe permite ingressar no grau pré-escolar. Continua, por isso, numa idade ainda precoce, de aprendizagem de primeiros passos, com alguns tropeços mas caminhando sempre no sentido de poder ser cada dia melhor do que o anterior.

              Tenho tentado incutir no rumo do blogue um sentido de serviço dirigido principalmente para a comunidade em que me insiro, na qual se integram obviamente os que se encontram ausentes espalhados pelos quatro cantos do mundo e a quem dirijo uma saudação muito especial e os votos de que regressem o mais breve possível ao nosso convívio e possam ajudar a sua terra a crescer e a progredir, junto de todos nós.

              Ao iniciar o quarto ano de vida deste espaço, que é cada vez menos meu por se ter tornado de todos os que aqui chegam e me dão um pouco da sua atenção,  expresso a minha vontade de continuar a fazer o que estiver ao meu alcance para o tornar cada vez melhor e mais útil.

domingo, 23 de setembro de 2012

VOLTO JÁ!

   

                  Até ao próximo dia 29, sábado, o doLethes não vai poder receber aqui os seus visitantes como de costume, com notícias actualizadas, pelo que, no decorrer do curto período da ausência do seu autor o post mais recente será o que, neste momento, aqui vos deixo.

               Para os que me concedem o favor da atenção diária e, claro, também para os visitantes circunstanciais, deixo algumas sugestões que muito poderão contribuir para que o doLethes cumpra cada vez melhor o propósito de agradar e atingir os objectivos que estão na origem da sua existência.

               Deste modo,

sugiro que visitem o arquivo do doLethes e revejam os post até agora publicados, comentando  e dando as sugestões que entenderem, inserindo-as aqui, identificando a qual deles respeitam os comentários. Ser-me-ão muito úteis para melhorar as ideias que tenciono levar à prática, no futuro, aqui no blogue.

               Ou, então, experimentem fazer palavras cruzadas. Como estas, que se seguem. 

 (in "Cábulas da Fadista")

BOM FIM DE SEMANA
E DIVIRTAM-SE !

HORIZONTAIS : A- Nome de código da operação da Polícia Judiciária sobre a Câmara Municipal de Caminha; olhavam. B- Caminhava; cunha para a família - apelido de um sortudo; vive deslumbrada com a lista e com a cegonha - nome. C- Bufa da Unidade de Queimados. D- Ali; pasquim ao serviço do município. E- Luxo carioca. F- "Prognósticos" reservados por dias - nome e apelido. G- Masculino de ela; força policial. H- Fuga idealizada - cidade; com os dentes. I- Risos informáticos. J- local de castigo. K- Associação de médicos. L- Bem se põe nos bicos dos pés mas minguém o mete na lista - nome e apelido. M- Vai faltar-lhes brevemente; siga. N- Especialista em auditorias do tipo "que bom que é não foi?" - nome e apelido; seguindo o exemplo do brasileiro padre Frederico a fuga vai ser por aí - cidade. O- Oposição no Executivo - vegetal. P- Preocupada com o papá - nome e apelido brilhante; lambe botas com direito a férias no Brasil - nome. R- Vai ser pequeno para tantos arguidos; engraxador desempregado está de volta a VPA - apelido; agora. T- peixeira com gabinete - nome; crime típico de titulares de cargos políticos. 

VERTICAIS : 1- Regressa em breve; astro. 2- Expressão de dor. 3- Morde pela calada - nome e apelido. 4- Vão ser várias a ter problemas - nome. 6- Máximo coordenador do "Nuleo de Tenicos Informaticos". 7- Chupe. 8- Rainha que provoca nervoso miudinho  - nome.  9- Sai invertido; contrário de out; tira rendimento de imóvel; a gestão da CM mete... (completar a frase). 10- Iniciais de instância judicial; ai invertido; arca famosa. 11- Masculino de as; ile invertido; município do País Basco 12- Inverso de nl; nota musical; Modelo da gama Fiat; como anda o Zé das Vacas. 13- Caminhava; saudação; área lagunar; ninguém desata o ... das finanças da Câmara Municipal de Caminha (completar frase). 14- Antes de Cristo; sujidade; sad invertida; diminutivo "vamp" incompleto; companhia aérea portuguesa 15- Forma do verbo ver no passado. 16- Forma do verbo ir; batráquio; destino fatal; iniciais de Google Operating System. 17- Acção Nacional; DJ invertido; conjunção que une palavras; isov invertido. 18- Um "tenico néscio" que se pavoneia e diz ter descoberto a pólvora - nome e apelido.  

                  E, por favor, não se esqueçam de por alpista no comedouro dos canários!


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

LANHESES, NA "AURORA".


      
     LANHESES é uma das mais de trinta freguesias do concelho de Viana do Castelo que periodicamente insere na  Página Regionalista do "A AURORA DO LIMA", noticiário e assuntos respeitantes à nossa freguesia levando  a todo o lado, particularmente à diáspora,  não apenas os acontecimentos que aqui vão ocorrendo mas, ainda, construindo um importante acervo para o futuro. 

               A "Aurora", decano dos jornais portugueses que leva já 157 anos de existência, que passou recentemente a semanário por razões de gestão económica e está a desenvolver uma campanha de sensibilização de assinaturas para garantir a sua sobrevivência, é um jornal de tradição republicana, pluralista, aberto a todas ideologias democráticas e acérrimo defensor da liberdade e dos direitos e deveres consagrados na Constituição da República.


               Na edição hoje publicada destacam-se, para além do noticiário da responsabilidade dos correspondentes locais entre os quais o que respeita  à nossa freguesia da minha responsabilidade, e de outras referências a assuntos candentes da vida nacional e da cidade, o que é concedido com chamada à primeira página, com fotografia, da manif realizada na cidade de Viana do Castelo contra a austeridade, a Editorial do director Aurélio Barbosa, alguns artigos de opinião de que destaco "Vende-se País com vista para o mar...", de José Carlos Freitas e "Toiros, e...caça!, de Sérgio Marques, e a página desportiva tendencialmente vocacionada para o desporto amador regional, entre outros de bastante interesse.

               Vale a pena dar atenção e ajudar o que é nosso.

AULA ABERTA DE DANÇA - SALÃO DA CASA DO POVO DE LANHESES - VIANA DO CASTELO




NOVA TURMA - NÍVEL (0) INICIAÇÃO  

        NA Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo,  com o objectivo de promover a criação de uma futura turma de dança,  vai realizar-se uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA de Danças Clássicas, Latinas e Danças Afro-Latinas (nível 0) , no dia 3 de OUTUBRO (Quarta-feira) às 21h, no seu salão de festas.

A demonstração é aberta a todas as idades.

Contactos:
Tlm. 96 904 64 57 - 93 675 28 22




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ADIADA PRIMEIRA FUMADA DO EQUINÓCIO.

             Já não se realizará no próximo sábado, dia 22, no Restaurante Teresa, como estava anunciado, o convívio dos fumadores de cachimbo, conforme foi agora divulgado pelos organizadores da iniciativa. Ainda de acordo com a mesma fonte, o encontro realizar-se-à em data a anunciar oportunamente.

          A oportunidade de ver acturar ao vivo nesta localidade ANÉSIO RENTE DE ARMAS, saxofonista cubano radicado há anos em Viana do Castelo, fica po agora gorada.

          Por agora, só em vídeo como este




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA - Época 2012/2013


                Contrariamente ao que aqui foi informado no domingo passado, o União Desportiva de Lanheses (UDL) não vai jogar a Castelo do Neiva no próximo domingo, dia 23, na 1ª jornada do Campeonato Distrital, mas,  nesse dia em Lanheses, contra o Moreira do Lima, para 2ª eliminatória da Taça de Honra da AFV Castelo que homenageia RAMIRO MARQUES, antigo dirigente de várias associações desportivas de Viana do Castelo ligadas ao desporto, em especial nas camadas de formação.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FUMADA DE CACHIMBO, c/ concurso e música ao vivo pelo saxofonista cubano Anesio Rente de Armas




                                                          LANHESES

CACHIMBO-FUMADORES VOLTAM A REUNIR-SE



O auto-designado grupo de apreciadores de fumo de cachimbo "Cachimbos do Noroeste" tem agendado já para o próximo sábado, dia 22, pelas 13h00, no Restaurante Teresa em Lanheses, a "1.ª Fumada de Equinócio", cujo programa cultural e lúdico se estenderá durante toda a tarde.
O encontro, que segundo os seus promotores "visa a aproximação dos apreciadores da Nobre Arte do Cachimbo", terá início com recepção aos convidados para almoço de confraternização, o qual marca o princípio de um programa que conta com Prova de Tabaco, uma conversa sobre Tipos de Cachimbo, a Fumada de Equinócio propriamente dita - que coincide com um concurso informal de Fumada Lenta -, ainda uma montra de
cachimbos e material relacionado, assim como de duas colecções privadas de cachimbos que estarão à disposição de todos os participantes que terão a oportunidade de conversar com os respectivos coleccionadores. Como pano de fundo do encontro, a presença do celebrado saxofonista cubano Anésio Rente Armas, que garante entretenimento lúdico, entre outras surpresas que deverão ocorrer até ao fim de tarde.
Este trata-se já do segundo encontro do género a ocorrer no espaço de três meses, após a realização da "1.ª Fumada de Solstício (de Verão)" que teve lugar na mesma localidade no passado dia 23 de Junho.
Garantida já está a presença de elementos da direcção do Cachimbo Clube de Portugal, especialmente vindos da capital, associação que uma vez mais manifesta o seu apoio à iniciativa.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...