domingo, 11 de novembro de 2012

VESPA ASIÁTICA, A PRAGA ASSASSINA.

             Reportagem publicada hoje no JN (pág.22)

                 Uma reportagem hoje publicada no Jornal de Notícias (JN), alerta para o perigo que representa para a população a proliferação nesta zona do Minho das vespas asiáticas, uma espécie de insecto malévola  que pode tornar-se perigosa para a saúde das pessoas.

              Alertados para a existência de uma colónia das vespas assassinas revelada aqui no Dolethes, uma equipa de reportagem daquele diário deslocou-se na última quinta-feira a Lanheses, tendo recolhido dados junto da junta de freguesia e de alguns habitantes vítimas dos seus ataques, que  ajudam a esclarecer e a alertar as populações sobre as cuidados a ter no caso de virem a ser surpreendidos por estas vespas.

              O chegada destes indesejáveis insectos ao nosso país reporta ao Verão passado  havendo já vários registos de colónias em algumas localidades do Minho. 

               Na reportagem, alerta-se para não se fazerem tentativas de destruição dos ninhos através de tiros de chumbo, uma vez que a dispersão do enxame daria lugar a novos nichos de abelhas, sendo aconselhável requisitar a colaboração dos bombeiros e dar conhecimento às autoridades. As vespas são inóspitas e segregam uma substância (vilutina) que não precisa de ser injectada pelo ferrão para causar efeitos imediatos no metabolismo do corpo humano.



               Raul Viana, lanhesence do Lugar do Sobral, relata na reportagem do JN a experiência que teve por ter sido vítima de uma picada, que quase lhe custava a vida não fora a intervenção in extremis do INEM. Anda, agora, munido de uma injecção para o caso de vir a ser novamente envenenado por  estas indesejáveis intrusas.

                     

2 comentários:

  1. Este tipo de noticia sensacionalista pouco tem a ver com a realidade, esta vespa denominada Velutina nigrithorax não é um caso sério para o ser humano, pelos menos para já. O Sr. Raul Viana de Lanheses foi picado pela vespa comum (vespula)e não pela velutina.
    A Velutina tem como alvo as abelhas meliferas bem como outro tipo de insectos, logo não faz dela predadora de mamiferos, é preciso ter muito cuidado ao ler este tipo de noticias pois tentem ser sensacionalistas.
    Nuno Amaro.

    ResponderEliminar
  2. so em caso de ataque direto as seus ninhos e que elas se tornam agressivas, em todo caso e preciso ter cuidado, pois como é comum neste tipo e insetos a sua picada pode levar a crises de alergias a quem for propenso a estas e
    sempre de evitar a aproximação aos ninhos.

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...