domingo, 29 de julho de 2012

CAÇADORES DE LANHESES: DOIS COELHOS DE UMA SÓ CAJADADA.

     

      A Associação de Caçadores de Lanheses está a festejar o XII aniversário da sua criação e o X da construção do Campo de Tiro, no lugar do Monte, da freguesia de Lanheses, tendo reunido num almoço realizado no Campo de Tiro mais de uma centena de amigos de Santo Huberto que se fizeram acompanhar dos seus familiares, comemorando as efemérides num ambiente de muita amizade e companheirismo.

                              ALCINDO FRANCO,  Presidente da ACL.

             Alcindo Franco, o actual presidente da prestigiada Associação e grande impulsionador da sua criação e desenvolvimento, não escondia a sua satisfação pela adesão dos caçadores às celebrações destes aniversários, desdobrando-se na atenções aos presentes, providenciando para que tudo esteja a contento. 

Alcindo Franco, tendo à sua direita o presidente da AG e, à esquerda, o presidente do Conselho Fiscal da Associação.

             Com toda a Direcção reunida à sua volta e antes de proceder ao corte do monumental bolo de aniversário, Alcindo Franco proferiu algumas palavras de saudação aos presentes, realçando a evolução operada na condição do caçador, e aludiu, ainda que sem ter dado pormenores, ao projecto que tem para o campo de tiro actual e à sua importância como chamariz de amantes da caça vindos de localidades várias, como espera vir a acontecer brevemente no torneio que ali vai decorrer, e, depois de se ouvir o coro dos parabéns dos presentes (onde fui envolvido involuntariamente por estar, eu também, em dia de anos), todos foram servidos de provar uma abundante mesa com os mais variados doces caseiros e frutas.

           Direcção da ACL.

 Fui colhendo a esmo algumas imagens dos confraternizantes espalhados pelas mesas disposta à sombra refrescante dos pinheiros, carvalhos e eucaliptos ali existentes, num cenário onde a vista descia pelo vale dos limites da freguesia e deparava com S. Pedro, na encosta a nascente, e se prolongava até onde se situa a Silvareira para logo subir num único lance até ao topo da Serra d'Arga onde está o templo da Senhora do Minho.

                     Participantes no convívio:











































28 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo evento, tenho pena de não estar presente, mas a minha profissão assim o obriga.
    Aproveito a ocasião para desejar um Feliz Aniversário ao Sr Remigio, sempre com tudo de bom. Um grande abraço. David Pereira

    ResponderEliminar
  2. Depois de visualizar todas as fotos reparamos que não aparece ninguem, caçador ou não, natural da freguesia de S. Salvador da Torre fazendo também esta parte da zona de caça, porque será?

    ResponderEliminar
  3. Tesoureiro?? Começa a ser tesoureiro de muita coisa... o homem que tanto criticava a pluralidade de funçoes em diversas associaçoes de lanheses de outros elementos.

    Anda tudo minado, ou a minar!

    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 22:13

    Puro acaso, caro anónimo. Nem sequer conheço todos os caçadores que lá estavam e de onde são naturais. Tive a preocupação de fotografar TODAS as mesas do recinto. Aliás, nenhuma delas estava com identificação.

    Por que bulas havia eu de discriminar quem quer que fosse, deliberadamente?

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. félicitations pour votre reportage et les absents ont toujours tort donc arrêter de critiquer le travail de tous ses bénévoles ayez au moins le sourage de signer votre nom

      Eliminar
  5. embora nao sendo caçador, tambem venho por este meio felicitar, toda a direçao desta associaçao, por mais um aniversario,k continue por muitos anos,um abraço do amigo,jose m. sousa.

    ResponderEliminar
  6. os 2 ultimos anos nao se passou nada, agora que se faz qualquer coisa e de bom para a terra, tem que inventar eu nas fotos vejo muitos cassadores quem nao està è pourque nao quis ir ou nao pude que foi o meu caso comprimentos david pereira

    ResponderEliminar
  7. RECTIFICAÇÃO:

    A legenda da foto com o presidente da ACL continha um erro da minha inteira responsabilidade. A pessoa que aparece no lado esquerdo, é presidente do Conselho Fiscal e não tesoureiro, como por lapso escrevi.
    As minhas desculpas.

    RC.

    ResponderEliminar
  8. So mudaram os bolos...as moscas sao sempre as mesmas...

    ResponderEliminar
  9. caçar as esposas! ao invés de animais indefesos...

    ResponderEliminar
  10. Não foi puro acaso, Sr. Remígio, o Sr. fez um bom trabalho, o fato é que os caçadores da Torre não lá estavam, pois os mesmos não são tidos em conta para nada, excepto para caçar (pagando as cotas), comer (pagando) e ceder os terrenos da referida freguesia para se caçar pois as deccisões competem à direcção da qual não fazem parte.Pode ser que as coisas mudem!

    ResponderEliminar
  11. NÃO HOUVE CONVITES PARA TODOS? A ATUAL DIREÇÃO NÃO CONVIDOU ELEMENTOS DA TORRE? OS CAÇADORES DE LANHESES NÃO PAGAM COTAS? OS CAÇADORES DE LANHESES NÃO PAGARAM O ALMOÇO? OS CAÇADORES DE LANHESES NÃO CEDEM TERRENOS PARA VILA MOU E TORRE? EM QUALQUER ASSOCIAÇÃO QUEM TOMA AS DECISÕES, NÃO É A DIRECÇÃO E DEPOIS SÃO APROVADAS OU NÃO EM ASSEMBLEIA? MAS É PRECISO IR ÀS ASSEMBLEIAS. CRITICAR É FÁCIL, FAZER NEM TANTO. COMO DIZIA O ANTIGO PRIMEIRO MINISTRO E ATUAL PRESIDENTE - "DEIXEM-NOS TRABALHAR". A CAÇA, PAIXÃO DE TODOS NÓS JÁ TEM PROBLEMAS QUE CHEGUEM, AQUI E UM POUCO POR TODO O LADO. COM ESTAS GUERRAS MAIS CEDO OU MAIS TARDE ACABA. É FACIL CRITICAR E ESCONDER-SE NA PALAVRA ANÓNIMO.
    EDUARDO

    ResponderEliminar
  12. paulo f.
    sr. eduardo, eu sou caçador mas não da vossa associativa e por isso estou à vontade para falar. não sei quem é esse tal de anónimo mas calculo que seja um caçador de s. salvador. as coisas de facto sempre se passaram assim e foi por isso que felizmente meixedo e vilar vos mandaram á fava, vocês sempre acharam que mandavam nas 5 freguesias mas o tiro saivos pela culatra e por esse andar os caçadores de lanheses qualquer dia caçam só no largo da feira, depois da vossa associativa ir para os limites dela, fizerem a ecovia na veiga não vos sobra muito mais.
    saudações cinegeticas.

    ResponderEliminar
  13. infelizmente a inveja matou Caím. infelizmente é o complexo de inferioridade que vai matar e fazer morrer muito caçador e muita freguesia.a vontade não é nem nunca foi o associativismdo e a camaradazem entre todos. vontade é caçar de segunda a segunda de noite e de dia sem regras e sem limites legais.a vontade é establecer uma quinta "daqui não saio daqui ninguém me tira". mas o pior de tudo é aparecerem uns novo ricos pintores que de caçadores não tem nada" pintar e mal" mas quando derem por ela não tem dinheiro, não tem caça,não tem amigos e quem sabe a pedir esmolas.felizmente existem freguesias com vontade de vencer o futuro.estas é que vão dar o seu fruto. o resto"complexo de inferioridade" pode ser que vejam a paisagem passar ao lado.o rancor, a inveja, o ódio e o mal querer foram sempre vencidas. josé manuel.

    ResponderEliminar
  14. Muitos cacadores,a maioria (cacadores no prato)armas preferidas,faca e garfo !

    ResponderEliminar
  15. boas ,no meu entender quem critica nao e socio de verdade,nao faz parte de uma equipa como esta,de cento e muitos socios,tenho apenas uma palavra a dizer,mais tarde ou mais cedo ides ter de comer no nosso prato pois,essas micro que se dizem associaçoes vao acabar por cair,a nossos pes,para quem diz que os de lanheses nao pagaram,e mentira,não sou de lanheses ou melhor nao vivo em lanheses,mas posso dizer com a certeza,que o maior exemplo veio dos elementos desta direção,que trabalharam para os socios e foram os primeiros a pagar,força para todos os que querem que ande para a frente....

    ResponderEliminar
  16. viva,sou de lanheses não vivo em lanheses,par quem critica so posso dizer que sois a razão da nossa força,pois uma actual direção na qual tem as cinco freguesias representadas,com elementos dessas mesmas freguesias referidas(lanheses,meixedo,vila mou,são salvador e ainda nogueira)tenho uma palavra de apreço,continuem a criticar porque quando isso nao acontecer,ja o mal e grande,talvez queira dizer que a assoçiação ja não existe,mas sera dificil deitar abaixo,pois a critica e aceite e da força.sou novo a caçar em relaçao a muita gente,mas caçar nao e so matar caça,direçao continuem unidos pois ade se fazer ver...uma palavra de apreço a de quem nos apoia:
    muito obrigado
    CRISTIANO ARAUJO

    ResponderEliminar
  17. Depois de ler todos estes comentarios. cada vez acredito mais que o Criador deste mundo foi um "maluco' a que nos chamamos Deus na esperanca que mesmo como somos, criados por um tal "maluco" convergamos e dervergamos so para provar que por "qualquer"motivo fomos todos iguai, mas a sorte, sem valor nenhum para o tal "mluco" que se diverte conosco!

    So faltavam os "cacdores" revoltdos! Por vinho,bolos,chumbo (para puluir o regato do silvareira. E orgolho dos deuses gregos? Ou o orgolho de Lanheses?

    ResponderEliminar
  18. sim sr cristiano tem toda a razão,e pode crer que gente como voçe a pensar dessa maneira as coisas mais tarde ou mais cedo vão dar os seus frutos,não e a melhor associação do pais,mas com a ajuda de todos,incluindo aqueles que criticam,que abandonaram essa associação para incorporar noutra,sim poderiam se tornar na maior associação do nosso pais,façam ver,e façam ser ouvidos porque com a ajuda de todos unidos vão fazer ver,continuem e suçesso para todos voçes

    ResponderEliminar
  19. Desculpem la amigos mas isto nao e' uma critica e' um facto,tenho imenso gosto e aprecio muito o esforco da direcao da associacao de caca de Lanheses e sinto-me orgulhoso que ela exista,mas pelas fotos presentes nao me digam que muitos dos presentes noa sao cacadores de (Petiscos).
    Mas nao quero dizer com isso que nao sejam excelentes colaboradores,pois pelo menos ajudam na angariacao de fundos !

    ResponderEliminar
  20. Tanta polémica para mais uma jantarada!Em Lanheses,é o que sabem fazer! E dizem que o pais està em crise! Mas ninguém fala de trabalho, é de caça, de lazer, de boa vida... como alguém escreveu e muito bem "viver sem trabalhar num pais à beira-mar",é o que sugerem estas fotos e estes comentarios.

    ResponderEliminar
  21. “ A inveja é a homenagem que a inferioridade tributa ao mérito. É tão natural destruir o
    que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja, por não
    se possuir as capacidades do invejado. A virtude neste mundo é sempre maltratada; os
    invejosos morrerão e os invejados, sempre lembrados. Enunciar imperfeições ou enumerar
    defeitos é o modo mais banal (e cobarde), de invejar. À falta de qualidades as pessoas não tem
    coragem para afirmar que se julgam melhores que «este» ou «aquele», insinuam-no, de forma
    (supostamente) modesta, e, assim se querem sobressair sobre eles. A pessoa deixa de realizar
    o seu potencial, consumida que fica pela inveja. E quase sempre a razão da inveja traz esse
    sentimento de inferioridade, você (Invejoso), se sente e sofre interiormente em silêncio, o pior
    dos seres, o mais desprotegido, o mais carente de qualidade.

    Aos invejados, (Direção da ACL) nos comentários, deste excelente blog, dedico uma palavra
    de apreço, gratidão e admiração, pelo excelente trabalho que estais a desenvolver, não só em
    termos cinegéticos, mas também a vossa capacidade de raciocínio, em não só caçar, como
    dizem os críticos, mas também muito atentos ao bem social, como a verba inteligentemente
    atribuída, segundo informação, para o Centro Social e Paroquial Riba Lima, a ser verdade os
    meus sinceros parabéns.

    Conheço alguns dos diretores, da vossa associação, sei que são, pessoas com excelentes
    qualidades humanas, bons, relações – públicas. Tendes todos os ingredientes para levar
    por efeito grandes projetos, e tornar essa instituição ainda mais rica e sólida, para bem das
    freguesias envolvidas e toda a comunidade.

    Felicitações amigas

    ResponderEliminar
  22. Amigo anonimo 1 de Agosto 2012 23.39.
    Depois de refletir muito a serio no seu comentario,sobretudo na frase(maluco que NOS chamamos Deus.)Levou-me tempo,mas cheguei a conclusao que:
    -Realmente Deus devia estar um bocadinho distraido quando lancou para este mundo seres humanos que tem este tipo de afirmacoes,pois so leva a crer que se Esqueceu de lhes dar o poder de pensar, de refletir antes de afirmar (certas burrices)!

    ResponderEliminar
  23. Ora vivam.é porque sou caçador,sócio da associação e um razoável conhecedor do meio em que está incerida, para, com total exenção e liberdade, tecer alguns comentários ácerca do seu funcionamento: O excelente trabalho de equipa demonstrada pela actual direcção é, na minha opinão, inigualável. Fazem-no em completa interacção, fora das suas obrigações profissionais, por obi, desinteressadamente, mas,o mais relevante é o facto de não deixarem ninguém indiferente - nem tão só os críticos mais negativistas- e quando isto acontece os índices motivacionais elevam-se ao ponto de "A OBRA CONTINUAR A ACONTECER". Não, não estou a falar de patuscadas nem de almoços lanches ou jantares. Estou a falar de autênticos actos de gestão que visam promover cada vez mais a institutição.Se para isso se tiver de organizar um almoço ou um jantar para que os consócios possam concertar estratégias, tanto melhor.
    Parabéns Direcção, estais no bom caminho.
    José Viana

    ResponderEliminar
  24. As razões intrínsecas de quem censura por sistema,quiçá, cdomo via de afirmação tendente a dissipar genuínas incapacidades na penumbra do anonimato, antes de expostas em tal refúgio, deviam, isso sim, veícularem uma colaboração estreita com os orgãos legitimamete eleitos se,pelo menos para tal,fossem ainda mais capazes. O que duvido.
    Parabéns à ACL
    Helder Costa

    ResponderEliminar
  25. Como podem dizer..que Deus criou o Homem a sua imagem!!!Depois de tudo isto..deve haver aqui alguma "falha" D'Ele..as orelhas deveriam ser maiores..principlamente em alguns para que nao sejamos todos iguais..perdoem-me os de orelhas curta.

    ResponderEliminar
  26. Entendam-se!!! Então não perceberam que isto é tudo passageiro?!Não se iludam com a política: ela é como a vida - está em todo o lado.Sim,´na base desta polémica está a política (e alguns interesses obscuros) e só o tempo ha-de clarificar. Mas que a Instituição deve ser respeitada isso deve. É que os Corpos Sociais são sempre Transitórios e por isso nada melhor que demonstrar as melhores ideias apresetando-as e candidatando-se.
    Lamento os desagizados pois as zangas e amuos incomodam-me pessoalmente.
    Saudações para todos.
    FCA

    ResponderEliminar

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...