quarta-feira, 8 de junho de 2011

VILA MOU EM FESTA.

   
         A vizinha freguesia de Vila Mou vive o seu momento alto do ano com o início da grande festa em honra de Nª Srª da Encarnação, mantendo uma tradição que é o orgulho dos vilamouenses por rivalizar com as maiores e mais antigas celebrações religiosas da ribeira lima.

           Estas festividades caracterizam-se essencialmente por três factores fundamentais: o seu carácter profundamente religioso e cristão simbolizado na grandiosa procissão em louvor de Nossa Senhora da Encarnação, pelo elevado nível das Bandas de Música que são convidadas a participarem nos concertos realizados durante as festividades e pelo ex-libris representado pelo "Arco Festivo" levantado na Alameda com o mesmo nome.


           O "Arco Festivo" foi hoje erguido eram 20H25 perante um numeroso grupo de pessoas que seguiu com muito interesse e alguma expectativa as fases do levantamento feito através de uma grua colocada num camião e que executou em cerca de 15 minutos a tarefa de o colocar na posição vertical. Longe vai o tempo em que esta delicada operação era feita apenas com o auxílio de cordas manejadas pela força braçal, requerendo homens em número elevado e que, noutros tempos, eram orientados por Manuel da Pedreira, homenageado no local com um busto em bronze, a quem era também cometida a responsabilidade de orientar o desenho filigranado das ornamentação do arco e o seu revestimento com bucho e flores.



           Do programa das festas destacámos os seguintes eventos:

           10 de Junho, sexta-feira, pelas 08H00: actuação do Grupo de Ballet do Centro Cultural e Desportivo de Santa Marta de Portuzelo e, às 22H00, actuação da Banda Hugo Band.

           11 de Junho, sábado, pelas 22H00, actuação da Orquestra Ympério Show;

           12 de Junho, domingo, 14H30, entrada das Bandas de Música de Ponte de Lima e Banda Marcial de Fermentelos; 15h00, Cortejo de Tabuleiros e Oferendas; 21H00, concertos musicais; 24h00, sessão de fogo de artifício.

           13 de Junho, segunda-feira, 14h30; entrada das bandas Sociedade Musical Arcuense e Banda Marcial de Gueifães - Maia; 16H00, Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora da Encarnação. No final despedida das bandas.

             DA CONSTRUÇÃO AO LEVANTAMENTO








         

1 comentário:

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...