quarta-feira, 1 de maio de 2024

"AS MAIAS ou OS MAIOS" E AS GIESTAS NO COMEÇO DE MAIO

          

         


         É um costume popular que ainda resiste à progressiva e inexorável extinção, sobretudo nos meios rurais onde as tradições se guardam e praticam nas sucessivas gerações. É o caso do 1º. de maio que antes de ser o Dia do Trabalhador foi, e ainda é, uma celebração com origem cristã baseada na chacina das crianças com menos de dois anos ordenada em Belém pelo Rei Herodes.

           Há (ainda) em Lanheses um número significativo de lares onde o costume da colocação de enfeites nas portas, janelas, sacadas, entradas, portões ou mesmo viaturas, de ramos de giestas ou coroas de flores se mantem, seja por crença ou costume. Numa rápida e incompleta visita feita hoje pela quase totalidade dos lugares da freguesia, é constatável que uma boa parte dos domicílios habitados repetem a prova de perdurar a permanência da tradição.

           Atente-se no texto que abaixo transcrevo retirado da wikipédia:

            "Que o mal não entre! As maias que abençoam o maduro mês de Maio"

"Em Vila Nova de Cerveira, organizam-se “As Maias” (de 28 de Abril a 1 de Maio). Não muito longe, em Ponte de Lima, são “Os Maios”. Em Tinalhas (Castelo Branco), a 1 de Maio sai à rua o “Maio Menino” e em Olhão, os maios. E há outros locais no país onde se organizam iniciativas mais ou menos semelhantes — é uma nova forma de fazer continuar uma tradição tão antiga e tão disseminada que é impossível determinar-lhe uma origem única: colocar ramos de giestas (maias) à porta de casa até à meia-noite do dia 30 de Abril para que o “maio”, “carrapato” ou “burro”, que é como quem diz, o mal, não entre."


               Vejam, e julguem, através das fotografias obtidas hoje nos lugares mais povoados da feguesia de Lanheses, Viana do Castelo:
































Remígio Costa 

Fotos e texto

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUADRA NATALÍCIA E ÚLTIMOS DIAS DO ANO VELHO, EM LANHESES, VIANA DO CASTELO

             ILUMINAÇÃO DE NATAL         Tal como vem acontecendo há anos a esta parte, casas e espaços de convívio da Freguesia são...