quinta-feira, 16 de maio de 2024

ARCO FESTIVO SIMBOLO ICÓNICO DA FESTA EM HONRA DE N.ª SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU

    


     O Arco Festivo é o símbolo icónico da grandiosa festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação, a decorrer esta semana até segunda-feira na freguesia de Vila Mou, concelho e distrito de Viana do Castelo. Trabalhado e levantado por vilamounses no início da Avenida a que deu nome, a original obra de arte criada por Manuel da Pedreira, cidadão honorário de Freguesia, ganhou fama e reconhecido mérito para ser tido como ex-libris da famosa celebração religiosa católica em adoração a  Nossa Senhora da Encarnação. 

      De alguns anos atrás à data, ininterruptamente, uma réplica do Arco Festivo é levantado pelos vilamouenses no início (lado ocidental, a norte) do Jardim público de Viana do Castelo, postado de frente para o Santuário de Santa Luzia no alinhamento da estátua dedicada à cidade. É um privilégio concedido pela Autarquia vianense ao agrupamento das freguesias de Vila Mou em Torre.

    O programa das festividades está profusamente divulgado nas redes sociais, inclusive, neste blogue. Tudo nele  revela o cariz e grandeza do evento religioso-profano, com destaque para a grandiosa e Solene Procissão, que decorre na segunda-feira, último dia das celebrações, do prestígio das bandas de música sempre apreciadas e aplaudidas, do fogo de artifício e dos concertos de conjuntos musicais.

    É,ainda, relevante a existência de uma larga tenda ao lado do Arco Festivo, onde podem ser degustados acepipes típicos da dieta local, nomeadamente  cabrito, presunto, produtos do fumeiro, caldo verde, sandes variados, temperados com vinho verde da região e outras bebidas preferidas. Para repasto privado e convívio familiar podem os interessados recorrer a dois restaurantes da periferia do espaço festivo onde as ementas são variadas e atraentes.

    Os visitantes são estimados pelos vilamouenses, e fazem tudo para que eles regressem a casa felizes e contentes.

  




Texto e fotos: Remígio Costa

    

   

    

      


Sem comentários:

Enviar um comentário

HASTEADA A BANDEIRA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES, LANHESES (Viana do Castelo)

                              Com o ato do hastear da bandeira, que hoje, domingo dia 7 de julho, ocorreu no adro da Igreja paroquial no fim...