Está limpo e lindo o interior da Capela de Santo Antão Abade, após restauração do retábulo e pintura das paredes interiores (e exteriores), graças à iniciativa da Comissão das Festas da edição e curso. À quinta tentativa para aceder ao interior da Capela para ver in loco a qualidade e beleza da restauração das figuras tive hoje a oportunidade de estar a aberta a porta de entrada graças aos trabalhadores e a membros da Comissão de Festas que se encontram no recinto a embelezar e a montar as estruturas necessárias aos vários interesses da festividade.
A simplicidade realça e concede beleza ao trio dos oráculos que formam o conjunto do altar dos santos: Santo Antão Abade, ao centro, São Silvestre, à esquerda e São Sebastião à direita de patrono da Capela. Ao centro, a ara dos templos católicos para os atos litúrgicos que ali decorrem. Histórico e santificado o ambiente silencioso próprio do recolhimento dos crentes e da exigência da solenidade que os atos sagradas ali ocorrem.
No alargado rossio da Capela e outros espaços à volta, decorrem trabalhos de arranjos no terreno e instalação dos meios indispensáveis para acolher os visitantes, que se prevê sejam em número elevado caso se confirme a previsão meteorológica para o fim da semana em curso. Está já preparado o espaço coberto onde vai ser servido o sarapatel e o cabrito (sexta-feira) e estão a ser colocadas no exterior debaixo de oliveiras de uma propriedade vizinha mesas para o mesmo fim.
Amanhã, arranca a Festa viva em honra de Santo Antão, dos animais se houver, e dos festejadores que rejubilam em participar nestes populares e católicos eventos tradicionais.
Que não se permita a extinção desta herança dos nossos antepassados e se engrandeça cada vez mais.
SANTO ANTÃO ABADE
SÃO SEBASTIÃO
Casa próxima da Capela que diz muito a quem vive como emigrante
Texto e fotos: Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário