quinta-feira, 30 de maio de 2024

UM PEQUENO GRANDE PASSO RUMO AO FUTURO VIRTUAL

              


             Lanheses acaba de dar um pequeno grande passo rumo ao futuro virtual, configurado numa empresa  especializada em marketing digital que, desde o dia 29 do corrente mês de maio, abriu agência no Largo Capitão Gaspar de Castro onde, anteriormente, esteve instalada uma instituição bancária. Esta é uma iniciativa inédita do empreendedorismo local, graças à  iniciativa de um casal de origem portuguesa, o qual, optou por se instalar em Ponte de Lima em detrimento da sua continuidade da permanência fixa em França.

              Os empreendedores são, ainda, profissionais expertos em criação de site para alojamentos locais, com sistema de reserva e de pagamento online para os alojamentos, Gestão de alojamentos locais e Soluções em vídeo e foto para divulgar sobre a net.

              O staff é composto pelo casal-empresário coadjuvados por mais três elementos femininos , distribuídos pelas mesas próprios no amplo, moderno e agradável espaço, onde apenas há gabinete aberto a receções individuais onde trabalha a gerente Stephanie Cunha.

             A abertura de uma primeira agência desta natureza num espaço ainda nos antípodas da vertiginosa e imparável virtual civilização, cabe bem nas palavras proferidas pelo astronauta Neill Amstrong ao por o primeiro pé do homem na Lua: 

"é um pequeno passo para o Homem, mas um gigante passo para a Humanidade".

             Bem-vindos, à nossa, vossa terra.



 

 


Remígio Costa

             

       

 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

UDLANHESES RECEBE DA FPF PRÉMIO DE DUAS ESTRELAS PELA FORMAÇÃO DA ACADEMIA

           

                         O União Desportiva de Lanheses (UDL) foi contemplado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com a atribuição de 2 (duas) Estrelas como Escola de Formação de Futebol. 
                É um prémio inédito na já longa vida do União Desportiva.
               A atribuição representa o reconhecimento da qualidade do trabalho que os formadores e os dirigentes do Clube têm vindo a realizar na presente época na área da formação, o qual abre boas perspetivas futuras quanto à sustentação do plantel sénior e a capacidade de formar elementos com qualidade para o UDL competir nos escalões superiores ao do presente. Mesmo para aqueles que não projetam enveredar por uma carreira futura na área do futebol, não são de desconsiderar os benefícios que a formação concede aos seus praticantes.
                "Formar para crescer", para todos e cada um. 
          RC    

               
              

sexta-feira, 24 de maio de 2024

NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES, COM CAPELA EM SÃO PEDRO D'ARCOS, VAI ESTAR NA FESTA DE LANHESES

        

       Capela de Nossa Senhora das Necessidades, Paróquia de São Pedro d'Arcos
                                   Rua de Nossa Senhora das Necessidades

         No dia 25 e julho, quinta-feira, Nossa Senhora das Necessidades, com Capela na Paróquia de São Pedro d'Arcos, incorporará a Procissão de Velas na Festa em Honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a partir do Centro Cívico, Largo Capitão Gaspar de Castro, no regresso à Igreja Paroquial de Lanheses. Pelas 22:00h irá decorrer no adro da Igreja, o ato da receção da imagem de Nossa Senhora das Necessidades, a qual, constará de cânticos e de uma cerimónia de apresentação à Padroeira de Lanheses, Santa Eulália, bem como ao Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, com atuação do Coro de Pais da Academia de Música de Viana do Castelo.

        Pelas 18.30h do dia 28 de julho, domingo, a imagem de  Nossa Senhora das Necessidades terá uma cerimónia de despedida, onde participará a Fanfarra da Banda Filarmónica e da Banda de Gaitas.

       Nossa Senhora das Necessidades tem Capela em São Pedro d'Arcos, situada numa rua com o mesmo nome, no seguimento da estrada que atravessa Fontão e vai terminar no Centro daquela Freguesia.

       A Capela está erigida num espaço murado tendo duas árvores, uma de cada lado, à entrada em frente da fachada. É uma estrutura simples, mas com um nicho muito bonito lavrado em pedra onde está a imagem de Nossa Senhora com uma criança ao colo. Não aparenta ser frequentada com assiduidade notando-se alguns tufos de ervas daninhas. Aparenta não estar aberta com frequência pelo que o acesso ao interior não é possível sem a ajuda de um responsável. Do lado norte há, ainda, uma pequena edificação com uma pequena figura sem qualquer identificação.

       Salvé, Nossa Senhora das Necessidades.


 



Fotos e texto: Remígio Costa


domingo, 19 de maio de 2024

O DEMOCRATA BIPOLAR

      


      A viver há cinquenta anos em democracia, ainda há portugueses que, pela realidade dos atos que praticam na vida corrente, ainda a ela não se adaptaram ou, deliberada e conscientemente, ou quiçá, por insuficiente preparação natural ou incapacidade congénita, agem ainda conforme as suas convicções vindas do passado, pautando as suas decisões e atitudes em sociedade em função dos interesses pessoais presentes e futuros, sem respeito pelos princípios democráticos.

      Democracia concede aos cidadãos liberdade de expressão, igualdade de direitos e o reconhecimento da identidade própria de cada um, bem como a faculdade de poder proclamar o seu entendimento relativamente a assuntos de interesse comum, sem subterfúgios ou desrespeito e negação das regras previstas na Constituição vigente extensivas a todos os cidadãos.

     Há quem sustente ser democrata propagando, sub-repeticiamente, uma imagem alternativa do  passado, contudo, um democrata bipolar nunca será um cidadão isento em situações de interesse próprio não obstante as máscaras e atitudes a que recorre para o conseguir.

     A Democracia não se revela nas palavras: pratica-se!


     Remígio Costa


APRESENTADOS CARTAZ E PROGRAMA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES

          

                                                                CARTAZ

                  Numa sessão que decorreu na Salão Paroquial da Freguesia ao princípio da noite de ontem, sábado, dia 18 de maio, foram, pelo presidente da Comissão da Festa, Ezequiel Vale, apresentados o CARTAZ e o PROGRAMA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES, a qual irá realizar-se no próximo mês de julho.

             Após uma breve alocução relativa à comparação dos conteúdos dos programas do ano transato com o atual, Ezequiel Vale, esclareceu não haver diferenças significativas  entre a execução do passado e o que está projetado para o ano em curso. Realçou a colaboração prestada pelos habitantes dos lugares da freguesia na preparação do tapete no percurso da Procissão na edição do último ano, confiando-lhes a missão de repetirem o excelente trabalho neste ano.

             A divulgação do cartaz foi a grande surpresa da sessão. Manuel Militão, o artista Lanhesense criador dos dois cartazes até à data aprovados, ofereceu-nos uma obra de arte original e inédita nas romarias e festas do Minho, que surpreendeu e mereceu a aprovação de toda a plateia. Encimado com as imagens da Igreja paroquia e a Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, está em destaque o nome de Lanheses, e a referência à designação da Festa. Na metade final da obra, um quadrado com dúzia e meia de símbolos alusivos às atividades e às tradições da comunidade Lanhesense, e a menção da data das festividade a que respeita o Cartaz. 

              Ao autor, para premiar as suas meritórias obras de arte, foi agraciado pelo presidente da Comissão de Festas com uma recordação.

               Parabéns, Manuel Militão.

              Sobre o Programa, os princípios repetem os do ano transato alterando os diferentes atores contratados e a ordem da correspondente participação no evento.

             A sessão contou com a animada intervenção da Orquestra Ligeira da AMVNAnha, a qual, durante cerca de sessenta minutos, animou uma assembleia bem preenchida com um concerto de variadas e muito aplaudidas peças musicais.  

             Estiveram presentes personalidades da administração local, participantes da Comissão de Festas e outros colaboradores não identificados.

                                                        PROGRAMA


 

 











            Remígio Costa


sábado, 18 de maio de 2024

ANDORES DA PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO EM VILA MOU (VIANA DO CASTELO)

1-Nossa Senhora de Fátima 
 
2-São Martinho
3-Nossa Senhora das Dores 
 
 
4-Santo António




5-Senhor dos Passos






6-Nossa Senhora da Encarnação (1)

(2)

7-Igreja (1)

(2)
(3)




Fotos: Remígio Costa


 

sexta-feira, 17 de maio de 2024

UDLANHESES (SEMPRE) NO CORAÇÃO


 

Somos Lanheses,

Alegria nossa,

Do Vale do Lima,

Aldeia do Minho

A quem o povo acarinha

Até onde possa.

É o UDLanheses a maior paixão!

Azul e amarelo

São as cores da bandeira,

Nas camisolas, o emblema,

Dá ânimo e fervor ao coração.

Com a bola ao centro,

Vem o Pelourinho

A lembrar a era

Do Concelho findo.

Adeptos unidos sempre seremos,

Seja nos triunfos ou nos dissabores;

Aplaudir os atletas é dever que temos

Em razão da equipa e dos seus valores.

Para o UD Lanheses, tudo e sempre

Guardado ternamente fica no coração

A imagem única de um legítimo campeão!

 

Viva o União Desportiva!

Viva LANHESES !

 

Remígio Costa

 

 

CAMPEONATO DISTRITAL DA 1.ª DIVISÃO AFVC. RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO GERAL - 25.ª JORNADA

   JOGOS                     - UD LANHESES NÃO SE DÁ COM VITORINO NEM COM MAU TOUCINHO (3-0)                     - ADECAS ÚLTIMO NA TABELA ...