Pequeno, singelo, pacato, algo tímido mesmo, é o simpático Largo da Seara. A "dois passos" do centro cívico do lado oriental, ao fundo da rua calcetada donde lhe vem o nome, é um lugar com história e tradição da freguesia de Lanheses (Viana do Castelo).
Estão, aqui, sinais que reportam à história e atividades dos lanhesenses, representados num eco-museu que se distribui por outros pontos da freguesia, onde se mostram pedras de um moinho e as mós, de estanca-rios, cerâmica, e desde recentemente, um expositor em madeira para afixação de informações úteis.
E continua ali o tanque público de lavagem de roupa abastecido com água de mina, o qual, com alguma propriedade e uma pitada de humor, se poderia apodar de "central de notícias" ou "agência de informação", sem custos.
O local dá acesso à ponte românica do bosque de Linhares e ao Parque Verde, por caminho antigo que pode ter sido de peregrinos de Compostela, sendo uma boa sugestão para salutar caminhada depois de experimentar os grelhados da cozinha típica do bem frequentado e afamado restaurante da Seara, aberto aos fins de semana.
Fotos: doLethes
Remígio Costa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
AUTÁRQUICAS 2025 COMENTADA POR CIDÁLIA MEIRIM RODRIGUES NO SEMANÁRIO "A AURORA DO LIMA"
COM O TÍTULO DE "AUTÁRQUICAS 2025", da autoria de Cidália Meirim Rodrigues, vem publicada na página 2 do semanário vianense...

-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário