segunda-feira, 29 de maio de 2017

PROCISSÃO ENCERROU A FESTA A SANTO ANTÃO.

        


        Com a realização da solene procissão, foi cumprido ontem, domingo, dia 28 de maio, o último ato religioso do  programa da festa em honra de Santo Antão, São Silvestre e São Sebastião, do ano de 2017, depois de durante a manhã ter ocorrido na Igreja paroquial a Missa e a Hora com a benção especial do Dia.

   
      No intervalo dos aguaceiros que ocorreram durante a tarde e continuaram, saiu a procissão pela Estrada da Igreja para percorrer cerca de um quilómetro até ermida no Lugar de Santo Antão, integrando os quatro pequenos andores aos ombros de jovens mordomos da festa, as bandeiras e os estandartes das Confrarias e associações locais e representantes das instituições administrativas, precedendo o pároco residente da freguesia padre Daniel da Silva Rodrigues, que presidiu ao ato, atrás do qual, fechando o séquito passavam os fieis enquanto uma charanga ritmava o andamento do conjunto. No decurso do trajeto, os moradores enfeitaram algumas das Cruzes do Calvário nele existentes e tinham estendidas no chão flores e folhas verdes junto das respetivas moradias seguindo os costumes destas manifestações.


    Já no recinto e porque a chuva ameaçava a todo o momento romper as tréguas, o pároco Daniel Rodrigues proferiu uma curta alocução alusiva à celebração festiva e procedeu à benção tradicional aos presentes no recinto onde, como era esperado e constatável, não compareceram aqueles por quem Santo Antão é mais invocado e considerado protetor. Com uma exceção: o nobre cavalo que abria a Procissão, atendendo a que não contam os das muitas viaturas automóveis estacionadas no espaço da festa.

   Felicitações para aqueles que se disponibilizam generosamente para manterem viva as tradições e a alma do povo de Lanheses.






























    
Fotos: doLethes
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...