sábado, 27 de maio de 2017
A ERMIDA DO LUGAR DE SANTO ANTÃO.
Santo Antão foi um eremita que passou grande parte da vida isolado em cavernas no deserto, optando por uma vida de contemplação e oração a Deus na quietude e silêncio do ambiente agreste e árido que caracteriza a região onde se situa o Egito, o país da sua naturalidade. O exemplo da sua vida ascética e contemplativa aproximou de si outros crentes que o seguiram e participaram nas ações que desenvolveu.
Santo Antão é o lugar da freguesia de Lanheses onde melhor se enquadra a ermida com história de vida do orago do mesmo nome. Já não está tão isolada como estava no passado porque existem, agora, à sua volta novas habitações, e se algum roído perturba a pacatez do local, sai quase todo do reduzido fluxo automóvel que passa na estrada, já que os moradores vizinhos da capela, sendo escassos e pacatos, privilegiam e guardam o silêncio do espaço. E acabaram os carros de bois..
Árvore de grande porte, relva, mesas e bancos de granito, muros de pedra lavrada e acessos empedrados, espaço cuidado e limpo de vegetação selvagem, do pequeno outeiro desfruta-se de uma vista alargada de quase 360º sobre a montanha da Serra d'Arga, vale da Silvareira, vale do Lima e boa parte da freguesia de Lanheses e outras limítrofes. Sossego, respira-se sem se ficar saciado.
Retábulo da Capela de Santo Antão
Em Santo Antão decorre a festa tradicional da Ascenção, quarenta dias depois de Páscoa, retomada de há anos a esta parte graças a ação voluntária de moradores e amigos do Santo padroeiro dos animais domésticos. Não possui a atração que mereceu no passado, rareiam os protagonistas essenciais irracionais, o cariz da boa ruralidade que a caracterizou, adaptou-se à realidade do tempo de agora e sobrevive na sua componente católica cristã com a dignidade devida.
E viva Santo Antão, pois, então!
(Consultar programa divulgado no doLethes para os dias de hoje e de amanhã)
Santo Antão
São Sebastião
São Silvestre
PORTA (ABERTA) PARA O CABRITO
ESCADINHA PARA DESCER...
Remígio Costa
Fotos: doLethes
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA DA ELEVAÇÃO DE LANHESES A VILA HISTÓRICA
(Cópia) Lei n.º 41/2025, de 3 de abril Publicação: Diário da República n.º 66/2025, Série I de 2025-04-03 Emissor: Assembleia da Repúb...

-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário