terça-feira, 26 de julho de 2016

REGISTO FILMADO DE PREPARAÇÃO DE CARROS PARA PARTICIPAR EM CORTEJO DE OFERENDAS.


                    O Largo da Corredoura (Carvalheiras) na atualidade. Mais modernizado, só (algumas) das antigas oliveiras são testemunhas do passado.. 



               

                A cena reproduzida neste vídeo retrata os preparativos com vista à participação em Cortejo de Oferendas, tendo sido filmada no largo do Lugar da Corredoura, da freguesia de Lanheses, concelho de Viana do Castelo,  por volta do ano de 1989. Os intervenientes são pequenos lavradores e trabalhadores do campo na sua maioria, alguns dos quais já não pertencem ao número dos vivos. 

           Na freguesia de Lanheses têm sido levadas a cabo ao longo do tempo estas iniciativas de interesse comunitário, visando angariar meios para  fins de natureza social (Centro Social Riba Lima) e desportiva (União Desportiva de Lanheses), por exemplo, para referir apenas os mais recentes. A sua realização implicava a mobilização, empenho e a solidariedade de muitas pessoas e recurso a meios de variados para transporte dos bens ofertados constituídos por madeira serrada, troncos de pinho e eucalipto, lenha, mato, cereais, batatas, aves de capoeira e animais de criação vivos, frutas, vinho, nozes, mel, azeite, presunto, chouriços e mais outros produtos da pequena lavoura familiar, os quais eram arrematados em leilão no fim do extenso desfile ou, nas semanas seguintes, os excedentes não licitados por falta de tempo.

           A mobilização era geral. Cada lugar da freguesia atarefava-se na recolha da maior e mais valiosa quantidade de bens num despique incontornável visando dignificar o bom nome dos moradores. Entravam no desfile com os carros de bois e  com os tratores, engalanados com flores e ramos verdes e cartaz de identificação, seguindo ao som de concertinas e cantigas tradicionais para um lugar de concentração.

           Hoje, muito dificilmente poderão promover-se com êxito operações comunitárias coletivas semelhantes. Desapareceram em grande parte as fontes de produção doméstica de géneros e bens e é cada vez mais acentuado o alheamento das populações no que diz respeito à colaboração voluntária nestes eventos.

Foto: doLethes
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...