quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LANHESES QUER EDIFICAR CAIS PARA A PRÁTICA DE CANOAGEM.

 




















COM PEDIDO DE DIVULGAÇÃO, A JUNTA DE FREGUESIA ENVIOU-NOS O TEXTO ABAIXO QUE SE PUBLICA NA ÍNTEGRA.





"LANHESES APOSTA NA CANOAGEM"
 

"Junta projeta implantação de hangar"

"A Junta de Freguesia de Lanheses pretende criar condições para a guarda de canoas a serem utilizadas na prática desportiva de lazer, recreação e competitiva, no Rio Lima. O projeto foi apresentado à Câmara Municipal de Viana do Castelo, no início do ano, e tem sido sujeito à aprovação de um leque variado de instituições.

O desenvolvimento das atividades de canoagem tem sido muito dificultado pela ausência de um local onde se possam guardar as embarcações, sendo os clubes ou dinamizadores obrigados a transportá-las através de atrelados rebocados por carrinhas.

A estrutura que se pretende instalar consiste numa edificação em madeira e assente em estacaria, sem impermeabilização do solo, em local classificado pelo PDM de Viana do Castelo como Espaço de Recreio e Lazer em Solo Rural. Já mereceu parecer favorável da CCDRN, do ICNF, ARHnorte e RAN. Terá 8mx4,5m, isto é, 36 metros quadrados, de apenas um piso com cerca de 2,3 metros de altura. Servirá para guardar 20 canoas. A implantação está prevista para cerca de 30 metros da margem do rio, em terrenos privados da Freguesia, no Parque Verde de Lanheses. O local é muito frequentado para atividades de recreio e lazer, quer pela população local, comunidade escolar e turistas. Também serve de embarcadouro dos pescadores e antes de ser construída a ponte sobre o Lima, em Lanheses, ali existia um importante cais para barcos de passagem entre margens ou para transporte de mercadorias. Por este motivo, a Freguesia de Lanheses construiu uma réplica à escala real de um barco de mercadorias, puxado à vela e à vara e que ali está atracado. A comprovar, também, a forte atividade náutica ao longo dos séculos, foram descobertas e levantadas, no local, em 2003, duas pirogas milenares (datadas do século III a.C.) que são o achado náutico mais antigo e dos mais importantes de Portugal.

A Junta de Freguesia pretende estabelecer protocolos com a Associação Humanitária e Cultural de Lanheses, que já demonstrou interesse em utilizar o hangar, com a Escola Básica e Secundária local e com clubes com tradição na Canoagem para o relançamento da atividade.

Este projeto integra-se na dinamização, valorização e proteção (evita a difusão de atividades por áreas eventualmente mais sensíveis) da margem do Rio Lima e a Junta de Freguesia apenas aguarda a autorização necessária da Câmara Municipal de Viana do Castelo para iniciar os trabalhos de instalação do hangar."


3 comentários:

  1. Louvável. É uma iniciativa que merece todo o apoio.

    ResponderEliminar
  2. Aí está! belissima iniciativa! dá oportunidades aos jovens, complementa o parque verde, embeleza e engrandece Lanheses. parabéns a todos os lanhesenses e á junta.j.amaro

    ResponderEliminar
  3. parabens à Junta. Bela iniciativa. Com iniciativas semelhantes Lanheses pode vir a liderar desportos nauticos na zona

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...