segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ENXAME CONSTRÓI CASULO GIGANTE EM TOPO DE ÁRVORE.

                              O ninho em forma de balão.

              Uma espécie de abelhas que não consegui identificar construiu no cimo de uma árvore com mais de quinze metros de altura, um casulo de proporções avantajadas presumindo-se que se encontre ali há já bastante tempo, dadas as proporções avantajadas que atingiu. O amieiro onde está instalado situa-se no sítio conhecido por Alvito, no Lugar da Forcada, em Lanheses, perto de um estação de elevação de águas da ETAR, num terreno com muita vegetação rasteira e natureza pantanosa a requerer alguns cuidados para aceder ao local, a alguns metros da estrada que dá acesso à ponte.


 A inexistência de folhas pôs o ninho a descoberto.


                             Bem no cimo da copa do amieiro             

              Efectuei uma tentativa de visualização do local pela estrada de acesso à ponte de Lanheses, um centena de metros depois da rotunda, mas, não obtive sucesso, ao contrário do que pensava.

              Algumas pessoas que residem perto do local comentavam que as abelhas, cuja actividade se mantém e é visível do chão, são "bravas", pelo que não têm interesse para a apicultura.



1 comentário:

  1. sao bravas de certeza e são ma praga. o melhor e queimar. no meu jardim aqui no brasil tive varios enchames e dorou a ver.me livre

    ResponderEliminar