sábado, 13 de agosto de 2011

ÁGUA-ARRIBA "LANHEZES" EM VERANEIO NO RIO LIMA.

            Atracou, há pouco, no seu ancoradouro vindo de uma viagem de recreio a juzante do Rio Lima, o característico e único exemplar água-arriba, baptizado de LANHEZES, o barco de vela quadrangular redonda, recreando uma imagem de tempos já bastante remotos.

            A família de Belarmino Martins, do Lugar da Agra, desta freguesia, quase toda radicada em França há já várias décadas, aproveitando a circunstância de se encontrar de férias em Portugal, resolveu proporcionar aos seus membros um passeio até à foz do Lima, aproveitando o magnífico dia de Verão que se faz sentir. Com ela seguiram, também, alguns elementos da família do responsável e timoneiro do LANHEZES, o Caninhas, a quem se deve a construção e agora também a sua manutenção e navegação, num total de quinze pessoas.

             Por razões de logística e condições de navegabilidade do rio à hora da partida, os veraneantes entraram e saíram no barco alguns metros a juzante da ponte de Lanheses, razão pela qual só alguns desembarcaram no ancoradouro da Passagem.

             O água-arriba tem vindo a fazer algumas viagens de recreio aproveitando a disponibilidade do Manuel João Castro Rocha, o Caninhas, as quais devem ser antecipadamente acordadas na Junta de Freguesia, com a antecedência conveniente.
               









4 comentários:

  1. Como se faz para efetuar um passeio destes??

    ResponderEliminar
  2. Excelente! Assim se mantêm vivas as memórias e cultura de um povo.

    Abraço amigo.

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. 11:38 anónimo:

    Trata-se na Junta de Freguesia. O Caninhas, também pode informar.

    RC.

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...