domingo, 10 de abril de 2011

ORDENAÇÃO DO BISPO D. PIO GONÇALO.





                                             
           Hoje (ontem), pelas 16 horas, decorreu na cripta do Santuário do Sameiro, em Braga, a cerimónia da ordenação do Bispo D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, o qual vai ocupar o lugar de Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. O novo bispo, de 65 anos, é natural desta freguesia.  Para participar no acontecimento, cerca de duas centenas  de pessoas desta localidade deslocaram-se a Braga.

(Do jornal Correio do Minho)
   “Continuarei a procurar a proximidade com todas as pessoas, no incondicional respeito por cada um, por cada uma, e em coerência com o meu legítimo modo de ser”, disse o ex-deão da Sé de Braga numa saudação no final da celebração de duas horas que juntou cerca de uma milhar de pessoas na cripta do santuário mariano.


Perante largas dezenas de sacerdotes das dioceses de Braga, Viana do Castelo e Porto, D. Pio Alves de Sousa recordou a sua experiência na presidência do Cabido da Sé de Braga, que lhe fez ver “como é importante o diálogo com o mundo da cultura”.
“Sem excluir ninguém, privilegiarei os mais frágeis e também os sacerdotes, diáconos e seminaristas. Uns e outros, de modos diferentes e complementares, são a garantia da efectiva universalidade”, garantiu o novo bispo.


Pio Alves de Sousa assegurou que o lema do meu brasão episcopal - ‘Caridade na Verdade’ - não será “um adereço mais”, antes “uma referência permanente”.
“A partir de hoje (ontem) estarei, por inteiro, ao serviço da Diocese do Porto, com um único objectivo e um programa, que se enuncia facilmente: ser auxiliar para a missão. Isto é, estar em segunda linha para ser um obreiro mais no planeamento e, principalmente, na execução do programa pastoral da Diocese”, disse.


A celebração episcopal de ontem foi presidida pelo arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, e teve como outros dois bispos consagrantes Manuel Clemente e Anacleto Oliveira, responsáveis pelas dioceses do Porto e Viana do Castelo, respectivamente.
Mais de duas dezenas de bispos portugueses marcaram presença na cerimónia.
Entre os convidados para o rito de ordenação episcopal de D.Pio encontravam-se os reitores das universitários Católica e do Minho, o presidente do Conselho Gera desta
e o vice-presidente da Câmara de Braga, Vítor
Sousa.



O novo bispo, natural de Viana do Castelo, tem um percurso marcado pelo trabalho académico, nomeadamente na Universidade de Navarra onde se doutorou em Teologia Patrística em 1971 e, entre 1972 e 1983, leccionou disciplinas teológicas nas faculdades de Teologia, Farmácia, Ciências Biológicas e Filosofia e Letras."







    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                      Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...