segunda-feira, 25 de abril de 2011

CELEBRAR A PÁSCOA DOS CRISTÃOS, NA FÉ E NA TRADIÇÃO.

O séquito do Compasso, presidido pelo padre José Fernando Caldas, pelo Mordomo da Cruz, Manuel Pereira e os rapazes da caldeira da água benta e da campainha e duas jovens em traje minhoto de festa

                O segundo dia de Páscoa amanheceu muito cedo, com o céu sem núvens e temperatura amena a prometer um dia de gentil Primavera. O som dos sinos dos campanários dos montes, à direita e à esquerda do Vale do Lima ouvem-se, à compita com os chilrear dos melros e os muitos cantares das outras aves que entoam a mais perfeita e harmoniosa sinfonia da inimitável natureza que ao Homem é dado ouvir, a que se junta o estralejar das girândolas dos foguetes a ecoar por cima da mancha verde dos campos em flor.
                                           À entrada, a saudação pascal.

            Cumprida a primeira parte da visita pascal que se faz ao domingo e decorre na parte alta da freguesia, a norte, hoje, segunda-feira, o Compasso visita os lugares a sul ou  parte baixa terminando no Largo Capitão Gaspar de Castro, o centro cívico, seguindo daí um séquito que acompanha até à Igreja o Compasso onde decorrerá a cerimónia da benção final.
                                 O dono da casa dando a cruz a beijar. 

             Porque Daniel Silva, o Pároco residente, ministra comulativamente esta e a freguesia de Meixedo, no ano corrente é o jovem padre Caldas que preside às cerimónias em Lanheses, cabendo aos nossos parceiros vizinhos e amigos a honra de ser Daniel Rodrigues Silva o pastor responsável pela volta pascal que decorre naquela localidade. Para o próximo ano cumprir-se-à a tradição e será a nossa freguesia que caberá receber nos lares que o desejem as bençãos pascais levadas, em nome de Cristo Redentor, pelo padre Daniel.

              Em conversa informal com os familiares e amigos dos donos da casa     

                Dentro de poucos minutos ficará concluída a primeira parte do dia que decorre sendo as últimas casas as que se situam na Rua da Agra, incluindo as que pertencem, ainda, ao Lugar de Lamas. Ao cair da tarde, o Compasso passará no Lugar da Agra, onde reside a mordomia da Páscoa para 2011, cuja família a aceitou, ontem, das mãos da família-mordoma do ano corrente, Manuel Pereira e D. Prazeres Rodrigues Pereira, do lugar do Romão.

             Francisco Dias, a recuperar de um problema de saúde, à conversa com  o Mordomo, Manuel Pereira.

A amenidade do dia permite considerar a excelente ideia de uma saída de casa após o jantar da Páscoa celebrado em família, permanecendo na garagem o veículo inimigo da confraternização e do sossego, para experimentar um passeio a pé um pouco mais prolongado que permita um olhar um pouco mais atencioso para os nossos vizinhos de todos os dias, entrar num lar que não prevíramos entrar, e, porque não, beber uma taça ou comer um bolinho de gema e um naco de pão-de-ló.

             E, sendo deste modo feito pelos nos avós e pais desde sempre, porque não havemos nós de tudo fazer afim de perpetuar esta tradição legando-a aos que, amanhã, aqui estarão no lugar que já não será o nosso?



            O padre José Fernando Caldas com o indigitado Mordomo para 2012, Remígio Costa.


Andrea Bocelli, Aleluia, Hendel.

                Esgotava-se já a claridade do dia que terminava caldo e sereno quando ao cimo da Avenida Rio Lima surgia o cortejo do Compasso vindo do lado da Seara, antecipando-se à charanga que zurzia as peles dos bombos com empenho e energia redobrados, agora que se aproximava o fim da longa caminhada por toda a freguesia, acercando-se do Lugar da Agra alguns metros a seguir. Casas na sua maioria indiferentes a passagem da Cruz, a contrastar com o que era no passado, apenas duas, uma delas a da família que no próximo ano vai assumir a mordomia, franquearam as portas para acolher a comitiva pascal.


               Alguns minutos decorridos os ouviram-se os estrondos do rebentamento dos foguetes assinalando ter o Compasso chegado à Igreja onde decorreria a cerimónia da benção final, fechando-se o pano sobre a Páscoa do ano de 2011.


                A seguir, uma sequência fotográfica iniciada no Lugar do Romão, concluída na casa da  Família que assume a Mordomia em 2012.


















1 comentário:

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...