domingo, 29 de agosto de 2010

VOLTANDO ÁS LONTRAS.

       
          Porque ainda não estou convencido de que os animais que escolheram para habitat a zona das águas estagnadas do pontão da Avenida Rio Lima, não sejam lontras, vou manter esta minha convicção até estar da posse de dados que espero obter nos departamentos especializados.

          Nas observações que diariamente faço no local, (ontem, com a participação de um amigo que não perfilha a mesma opinião que eu sustento sobre a catalogação da espécie) tivemos oportunidade de seguir as movimentações dos animais, sempre muito irrequietos e versáteis nos seus movimentos entre os dois lados da ponte.

          Estas são algumas das fotografias por mim obtidas, tencionando publicar oportunamente outras que tenho em carteira e que me foram cedidas pelo meu companheiro de observação, logo que tenha ultrapassado a insuficiência de preparação técnica no uso desta tecnologia cibernética.

        

7 comentários:

  1. Sr. Remígio, hoje deliciei-me com não um mas dois destes peculiares animais, ora brincando ora alimentando-se, eram 14.00h e no olho estava um sossego, só visto! Fantástico! Um deles até se deteve longos minutos ao pé de mim analisando-me curiosamente! Entretanto, se calhar pela notícia já estar bastante espalhada e até divulgada, amontouam-se os curiosos, para ver as "Lontras" e reparei também que o lixo na área, que ainda até há pouco tempo estava limpa, se vai amontoando também! A falta de civismo e educação continua a imperar na mente de certas pessoas, inacreditável! Amanhã ( hoje o meu trabalho já não o permite ), lá irei eu com um saquinho do lixo apanhar aquilo que outros deveriam despejar nos sitios apropriados para! Que impere o bom senso!

    ResponderEliminar
  2. sérgio moreira:

    Já lá passei hoje (9 horas) e não as vi.
    Em relação ao lixo que se faz é uma vergonha. Há ainda muitas pessoas alheadas do impacto nojento que o lixo na natureza produz e não se importam de frequentar locais conspurcados com os detritos que fazem.
    Tenho andado a sensibilizar a quem de direito para ser criados recipientes nestas zonas, para quem, como o sérgio, possam recolhe-los e colocá-los onde os poluidores não aprenderam a fazê-lo.

    ResponderEliminar
  3. Em tempo; rectifico "ser" por "serem" e "possam" por "possa". RC.

    ResponderEliminar
  4. Seria até, a meu ver, uma óptima oportunidade para sensibilizar quem de direito a tentar uma reabilitação deste regato, apelidado de o "Olho", não acha? Não sei se as pessoas de Lanheses já se aperceberam, mas esta faixa do nosso rio, onde predominam os arvoredos entrecortados pelo "Olho", é um riquíssimo ecossistema, onde podemos encontrar um sem fim de espécies animais e vegetais! Pena é que vindo o Inverno quase não se veja ninguém por lá, com excepção dos caçadores às quintas e aos domingos...mas essa é uma outra história!

    ResponderEliminar
  5. Resultado da apanha do lixo no Olho onde se pode "pic-nicar", nas mesinhas disponíveis para o efeito - um saco dos industriais cheio de lixo desde, guarda-chuvas, isqueiros, maços de tabaco vazios, diversos tipos de plásticos, garrafas, latas de refrigerante, restos de comida, tubos de creme e pomadas, etc, etc. Enfim, a mentalidade de certas pessoas, ao que me parece, estagnou no tempo! Indisculpável!

    ResponderEliminar
  6. sérgio moreira:

    Ainda de manhã recolhi algum no local, para o contentor.

    ResponderEliminar
  7. Sr.Remigio hoje passei lá com mais dois colegas e tive oportunidade de filmar... Tanto a caminhar pela terra como na água...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...