segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ABAIXA-TE, OH! SERRA D'ARGA....

      
       O castiço lugar do Cerquido, da freguesia de Estorãos (Ponte de Lima)

 
          ABAIXA-TE, OH SERRA D'ARGA
          
          QUE EU QUERO VER O CERQUIDO


          QUERO VER SE O MEU AMOR


          PELO FOGO FOI COMIDO.

          É claro que a estrofe popular que o Rancho de Santa Marta de Portuzelo (e não só) celebriza por todo o mundo através do seu reportório é bem diferente da que eu acima adulterei, nos segundo e quarto versos, para servir de introdução à notícia do fogo que, desde a manhã de hoje, principiou no lugar do Cerquido, da freguesia de Estorãos, do concelho de Ponte de Lima, situado no sopé da vertente leste da Serra d'Arga.

       
          Segundo notícias colhidas através dos noticiários o incêndio terá tido início naquele referido lugar, passando rapidamente ao monte onde se situa a capelinha de Santa Justa para, neste fim de tarde, chegar ao lado sul do maciço da serra do Templo da Senhora do Minho onde as chamas devoram o espesso mato ali existente.


          Um avião Canadair tem vindo a sobrevoar Lanheses para se abastecer em Viana na foz do Lima, descarregando a seguir a água alojada no depósito nas labaredas da encosta, produzindo espessas colunas de fumo negro do anidrido carbono (ou dióxido de carbono - CO2) que se vão espalhando no céu cobrindo o sol. Sente-se o cheiro intenso da combustão e o efeito nefasto que  provoca no ar denso e abafado, a dificultar a respiração.

          Não é possível avançar com uma previsão da circunscrição das chamas ao local onde agora deflagram e se há risco de, na noite que vai em breve cair e impossibilita o combate, o incêndio poderá chegar aos limites do monte da nossa freguesia ou se finda por ali.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...