terça-feira, 24 de agosto de 2010

NOTÍCIAS DAS LONTRAS.

         Eram 8H45, passava na ponte sobre "Olho" parando para ver se por ali já andavam as lontras que há dias descobri e divulguei neste blogue. Imóvel, junto à baia do lado nascente não avistei sinal de movimento no charco que indiciasse a presença dos animais. Preparava-me para ir a juzante, onde há mais quantidade de água, complementar a prospecção quando, a curta distância da minha posição, atravessava a estrada uma das lontras. Mantive-me imóvel e o animal, depois de vários movimentos junto à berma, caminhou na minha direcção ficando a escassos centímetros dos meus pés tentando, de cabeça erguida e algo inseguro, identificar qualquer perigo iminente. Com a aproximação de uma viatura sumiu-se rapidamente na vegetação para, momentos depois reaparecer e continuar as suas deambulações em cima da ponte para, a seguir, descer para a água.

         Continuando atento aos movimentos agora do lado poente reparei na agitação que havia na água e dei conta de que um segundo especimen, aparentemente maior do que o anterior, andava no local em deambulações e mergulhos, presumivelmente em busca de alimento.

         Pouco depois abandonei o local pesaroso de não ter comigo a máquina fotográfica para registar mais este momento interessante da fauna que vai enriquecendo, aos poucos, o "0lho" ressuscitado.
 Na imagem é visível o carreiro feito pela lontra, no valado. (Foto de arquivo)

Em tempo: há já algumas semanas que não se viam no ninho da chaminé do edifício Santa Eulália quaisquer cegonhas brancas. Hoje, cerca das 7h, uma delas encontrava-se lá tendo, presumo, passado ali a noite. Entretanto, algumas vezes, são avistadas em bandos numerosos a sobrevoar a zona urbana.

8 comentários:

  1. Boas notícias, relativamente às cegonhas, pois já não as via há bastante tempo, no ninho! Estão provavelmente em bando a preparar aquela que será a primeira grande travessia por parte das juvenis e o ninho ( para infelicidade nossa ) ficará cada vez mais vazio, pois o Inverno avista-se já ao longe, bem sorrateiro! Mas para o ano elas voltarão! A MÃE NATUREZA se encarregará de nos brindar de novo com a sua presença! Fiquem as Lontras e se multipliquem para o ( mais que urgente )ressuscitar do "OLHO".

    ResponderEliminar
  2. sérgio moreira:

    Tenho alguma curiosidade sobre se as cegonhas irão cumprir ou não o seu ciclo natural de ave migratória. Julgo ter lido algures que, mais a sul, algumas ficam nos locais do seu habitat de reprodução.

    Um amigo, que tomou conhecimento através deste blogue da existência das lontras, foi ao local cerca das 4 horas da tarde, tendo oportunidade de as ver e fotografar fazendo as suas evoluções na água, tranquilas e pouco incomodadas com a presença humana por perto.
    Espero que gostem do local e fiquem para ali se reproduzirem.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Pouca sorte Sr. Remígio, estive lá duas horas e nada, amanhã tentarei a sorte de novo. No entanto não foi tempo perdido pois entreti-me com os Guarda-rios, ( um pássaro lindíssimo da nossa avifauna ), que até me presentearam com voos a alta velocidade e mergulhos fantásticos nas águas do Olho, quando iam petiscar!

    ResponderEliminar
  4. Caro Sérgio:
    Hoje, estive lá das 4h30 às 5h.por acaso no mesmo lugar onde o vi ontem. Passado algum tempo, apareceu a mais pequena. Andava a pescar. Apanhou um lagostim e, na rampa de suporte das ponte, preparava-se para o comer quando, subitamente, apareceu a outra um pouco maior. A pequena largou o camarão e fugiu para debaixo de um tronco mesmo junto de mim. Passados alguns minutos o maior apareceu e,um pouco depois, apareceu a segunda que continuou a mergulhar. Logo a seguir deixei o local.
    Ainda antes de as ter avistado vi um outro animal com pelo idêntico ao das lontras mas pareceu-me diferente: era mais "redondo" e curto, mas, como entrou logo entre a vegetação não pude reter uma visão mais pormenorizada.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Remígio hoje foi o meu dia de sorte, já as avistei e fotografei! Pelo menos duas delas, mas a minha presença ( mais cedo ou mais tarde ) fê-las desaparecer por entre a vegetação. Eram umas 16h30m +- e presentearam-me com mergulhos acrobáticos e brincadeiras por entre os ramos das árvores tombadas sobre as águas do "Olho", assim como alguns metros de natação. Fantástico! No entanto, respeitando a sua opinião, lamento discordar da mesma, mas não estamos, a meu ver, perante Lontras mas outro tipo de animal, familiar por sinal estas, que não quero aqui divulgar ( pois o seu blogue é muito visto e ainda bem ), o que poderá levar até lá visitas Humanas indesejáveis( nem todos têm o interesse natural que os dois temos )! Para isso apareça por volta das 16,30/17.00h ( caso interesse e possa )que eu andarei por lá e lhe relatarei o que sei e penso acerca desta espécie! De qualquer modo acho fantástico se revitalize o Olho e esta aparente revitalização!

    ResponderEliminar
  6. sérgio:


    Vamos, então, falar no local, sobre os "bichos"

    ResponderEliminar
  7. Sr. Remígio, devo-lhe um pedido de desculpas mas por motivos de trabalho, que me fez sair do mesmo só ás 20.00, não pude comparecer como lhe tinha dito! Detesto absolutamente pôr as outras pessoas à minha espera, mas, desculpe-me, à ultima da hora tive de ficar no meu local de trabalho por mais quatro horas e não deu para comparecer. Aceite as minhas desculpas. Amanhã andarei de certeza por lá e se quiser falaremos de novo! Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. sérgio moreira:
    Efectivamente passei por lá não uma mas até duas vezes. Na primeira, à hora prevista, não apareceram.Voltei cerca das 6 e vi as duas.
    Deduzi que tivesse tido qualquer impedimento o que é perfeitamente compreensível. Não vão faltar oportunidades e, se me for possível, passarei por lá.
    Entretanto, aqui ficam os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...