sábado, 21 de agosto de 2010

ROMARIA D'AGONIA: SOL, FOLCLORE E SIMPATIA.

         
  Revista de Gigantones e Cabeçudos, é um dos momentos mais espectaculares da Romaria da Senhora d'Agonia, a decorrer em Viana do Castelo até amanhã,  que leva à monumental Praça da República, a sala de visitas do velho burgo da cidade. uma multidão de forasteiros para apreciar a animada movimentação dos gigantones e cabeçudos e ouvir o barulho ensurdecedor de dezenas de bombos das fanfarras à compita e a coreografia dos seus movimentos.

          Momentos antes, no coreto levantado junto do monumento a Caramuru, a banda de Vila Nova de Anha tocou melodias de sabor popular, as últimas com a colaboração dos artistas vianenses, João e Elsa Gomes, tendo esta última interpretado os versos de Pedro Homem de Mello celebrizados pela voz da divina Amália Rodrigues, "Havemos de ir a Viana", com todo o público presente no recinto a cantar e a aplaudir.

          Com o estado do tempo a colaborar, Viana do Castelo, consagrada como a capital do folclore  português, vai ter dentro de momentos outro dos grandes eventos do programa das festas com o desfile etnográfico e de costumes pelas principais ruas da cidade, verificando-se desde muito cedo, ao longo do percurso estabelecido, centenas de cadeiras reservadas e bancadas para a multidão que se prevê vir assistir a este espectáculo de cor e beleza incomparáveis.

7 comentários:

  1. Estou de acordo com o Sr. Remígio, a revista de Gigantones e cabeçudos é sem dúvida um dos marcos mais característicos da nossa Romaria! Ao ver estas imagens e não só, orgulho-me de ser vianense e desta minha terra tão rica em etnografia! VIANA É FOLCLRORE, VIANA É AMOR!

    ResponderEliminar
  2. Eu "passso-me" com este número!
    Mas a Romaria de Viana é, toda ela, "de mais".

    ResponderEliminar
  3. É realmente estrondoso, no mínimo, assistir a este numero, que é a Revista de Gigantones e Cabeçudos! Ainda sou daqueles que aprendeu a fazer Gigantones e ainda o sei fazer! Fui criado pelos meus pais nestas lides desde muito novo e as festas da nossa cidade estão-me no sangue em especial e com muito carinho os Gigantones e Cabeçudos, assim como os grupos de bombos, antigamente chamados, zabumbas! Não desfazendo claro está todos os outros numeros do cartaz da nossa festa, mas este, ui...faz-me vibrar!!!

    ResponderEliminar
  4. Deve ser um gozo fazer o "boneco" dos cabeçudos. Eu adoraria.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. Quando quiser experimentar é só dizer! Prepare-se para sujar as mãos, mas por uma boa causa! Eh eh eh! Abraço.

    ResponderEliminar
  6. sérgio oliveira:

    Conte comigo, à primeira oportunidade.

    ResponderEliminar
  7. vcs são uns fela da puta !!!

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...