quarta-feira, 31 de julho de 2024

CARTAZ DA ROMARIA DA SENHORA D'AGONIA 2024


    Este, é o Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia de 2024. Gabriela Sampaio, de 26 anos, de Vila Nova de Anha, vestindo o tradicional traje à lavradeira minhota, é a modelo escolhida. 

    Imagem simples e inédita, contém os elementos que identificam a Romaria, a cidade onde decorre e a data da sua realização, bem como a beleza do traje e da Mulher minhota. As mãos que tocam os ombros da Mordoma, de inspiração original, têm o objetivo de enaltecer o trabalho que sai das mãos daqueles que se entregam, anonimamente, de alma e coração ao levantamento e preparação do cenário festivo nas suas imensas e complexas variações e relevância, e com elas, conseguem fazer da Romaria e da Cidade Vianense a manifestação festiva mais concorrida e apreciada do nosso país.

  O design é de Blisq Creative.


 Remígio Costa

  

DIVULGAÇÃO DE EVENTOS NÃO TÊM MERECIMENTO.

       

     

           O assunto que aqui vou abordar não é uma crítica dirigida a uma única e determinada pessoa ou entidade, nem um desabafo de quem se considera injustamente ignorado pela prestável (penso eu) ação que vem desenvolvendo há tempo considerável em prol da divulgação dos factos mais relevantes ocorridos na nossa amada freguesia de Lanheses, no intuito de receber recompensa remuneratória ou elogios de ocasião. Tenho consciência de que muita informação fica por divulgar porque quem dela dispõe não reconhece o relevo da sua publicação na imprensa escrita e nos canais informativos, ou, definitivamente, nunca lhe ocorreu saudar, realçar e prestigiar o trabalho de quem, dedicada e voluntariamente, se entrega de corpo e alma a registar e expandir a vida quotidiana da nossa comunidade.

      Não espero ver considerado, para futuramente ser exercido,o modus operandis acima descrito por estar há muito radicado nos usos e costumes da nossa Terra, não obstante a crescente valorização cultural académica e social do povo Lanhesense.

Remígio Costa

 

 

 

 


     

      

      

GRATIDÃO, A PALAVRA QUE A FESTA MERECE


             Dia 2 de agosto, sexta-feira:

             19:30h - ARRAIAL FINAL e encerramento da festividade:

                              - Cerimónia de arriar a bandeira.

                              - Cantares e concertinas.

                              - Convívio gastronómico.

                              - Remember musical.

                                                                  

                                                                 (Do Programa da Festa)

Remígio Costa
 

domingo, 28 de julho de 2024

IMPONENTE E MAJESTOSA PROCISSÃO, O PONTO MÁXIMO DA FESTA EM HONRA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES

        
 
 
         A Solene Procissão é o ponto máximo do Programa da Festa em Honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades. É muito bem apresentada no que respeita à representação de quadros bíblicos, à inclusão de andores ornamentados, integração de lavradeiras vestidas com os trajes tradicionais do Minho, inclusão das diferentes confrarias com os correspondentes estandartes, o Pálio com o sacerdote levantado o Cálix, incorporação de dirigentes autárquicos locais e concelhios, os juízes da Festa e o representante da Casa do Paço, D. Lourenço d'Almada, Bandas de Música, o desempenho da Banda Galega de Paramos  de Tui que se distingue no seu traje preto e gaita de foles e, à frente, Ezequiel Vale, o primeiro mentor da equipa organizadora do evento à frente de uma dupla a cavalo da GNR. Público a cumprir promessas ao Senhor das Necessidades e romeiros indiferenciados fecham o corpo da Solene Procissão.
      
      A Procissão cumpriu o trajeto tradicional estimado em cerca de 1,5 Km., ida e volta, tendo início a partir da Igreja da Paróquia pela Estrada da Corredoura, entra na Alameda 25 de abril onde está a Escola Secundária, e, pela Rua Condes de Almada alcança a estrada municipal 202 e entra no Largo Capitão Gaspar de Castro no fim do qual deriva para norte a caminho da Igreja.
 
      Porque o dia era de alta temperatura, o público que não integrou a Procissão, assistiu à sua passagem em pontos onde havia sombra, espalhando~se aos grupos ao longo do itinerário, mais preenchidos junto à Capela da Nossa Senhora da Esperança, Alameda da Escola, e, em muito maior número no Centro Cívico onde todas as casas estavam enfeitadas com ramos floridos.
      Em fotografia, foi assim: 



    


    PRELIMINARES, NO ADRO.















                      
                      A "CABEÇA" DA PROCISSÃO

























ANDOR DE NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES, DA 
Paróquia de S.Pedro de Arcos, Ponte de Lima


























































































                                         
  FIM
  Até ao próximo ano se Deus quiser.
 
FOTOS E TEXTO:
Remígio Costa

CAMPEONATO DISTRITAL DA 1.ª DIVISÃO AFVC. RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO GERAL - 25.ª JORNADA

   JOGOS                     - UD LANHESES NÃO SE DÁ COM VITORINO NEM COM MAU TOUCINHO (3-0)                     - ADECAS ÚLTIMO NA TABELA ...