quarta-feira, 10 de julho de 2024

PROJETO DE COADJUVAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS ESCOLAS DO CARMO E DE ARGA E LIMA

 (Autorizada a publicação integral do trabalho

pelo Professor EF Ezequiel Vale)



ESCOLAS DO CARMO E DE ARGA E LIMA

GARANTEM EDUCAÇÃO FÍSICA SEMANAL NO 1º CICLO

 

ESCOLA DO CARMO

Projeto de Coadjuvação em todas

as aulas semanais

 

Na Escola do 1ºCiclo do Carmo, em Viana do Castelo, todas as semanas são lecionadas em todas as turmas aulas de Educação Física, conforme está previsto na matriz curricular deste nível de ensino. Para o efeito, muito contribui o projeto de coadjuvação do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior. Segundo a sua diretora Sílvia Vidinha, já há alguns anos que a Escola do Carmo tem sido apoiada por professores de Educação Física. Mas só em 2018, com a publicação do decreto de lei 55/2018, de 6 de julho, é que formalmente foi possível iniciar a coadjuvação aos professores titulares. Nessa altura, a título de experiência, foram atribuídos três créditos semanais a um professor especialista em supervisão em Educação Física no 1ºCiclo. Devido a este escasso número de horas, o apoio não podia ser semanal a todas as turmas pelo que Agrupamento ainda usufruiu do projeto da Câmara Municipal para colmatar algumas dificuldades. No entanto, o êxito alcançado foi de tal modo importante que no ano seguinte a decisão pedagógica passou a contemplar a coadjuvação semanal às oito turmas do Agrupamento, tendo sidos atribuídos todos os créditos horários necessários para o efeito. Sílvia Vidinha refere que o Agrupamento sustenta este projeto, considerando a necessidade de garantir que todos os alunos tenham direito a uma educação integral neste nível de ensino. A formação da criança em Educação Física é uma necessidade cultural/social e a sua garantia é um dever do estado e de todos os decisores e gestores na educação.

 

Ezequiel Vale, professor de Educação Física no ensino secundário, tem formação e experiência na supervisão desta disciplina curricular no 1º Ciclo. Tem sido ele que pedagogicamente tem coordenado este projeto de coadjuvação. Pela sua experiência e com base em vários estudos existentes, na sua opinião, uma grande parte dos professores titulares de turma do 1ºciclo só garante o cumprimento integral do programa curricular do 1ºciclo se forem devidamente coadjuvados. Isto é tão verdade que os próprios diplomas legais assim o preveem e o atual programa deste governo em exercício propõe medidas de apoio a esta necessidade. No Carmo, o professor titular de turma está sempre presente nas aulas de Educação Física e é o principal responsável pelos aspetos organizacionais, disciplinares, de controlo e avaliação das sessões e alunos, sendo sempre apoiado, sobretudo técnica e didaticamente, por um professor com formação académica em Educação Física. Esta prática desenvolve-se durante o período letivo e nada tem a ver com o programa das AEC nem com programas específicos das autarquias.


 

A Educação Física desenvolve-se durante o horário letivo

 


Os professores titulares de turma do Carmo que não possuem formação académica específica em Educação Física consideram que esta coadjuvação desempenha um papel crucial para garantir o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que a prática da atividade física curricular promove a coordenação motora, a saúde e o bem-estar infantil, desenvolve a concentração, a memória e incentiva a cooperação, a socialização e o trabalho em equipa. Para estes professores, a coadjuvação com um professor especializado na área facilita a organização, estruturação e diversificação dos exercícios das aulas. Promove ainda um ensino mais individualizado e específico, de acordo com as necessidades de cada aluno/turma. Uma das professoras titulares de turma leciona pela primeira vez na Escola do Carmo. Testemunhou que, nos diferentes agrupamentos em que lecionou anteriormente, algumas aulas da disciplina de Educação Física eram dirigidas por profissionais externos ao Agrupamento, com base em projetos mais específicos e programa mais reduzido. No entanto, refere que, na Escola do Carmo, a experiência de coadjuvação e com aulas regulares semanalmente proporciona uma melhor integração, enriquecimento e garantia de todos os conteúdos programáticos e aprendizagens essenciais.

Ana Rita Vieira é neste momento a única titular de turma na Escola do Carmo que possui formação especializada nesta área curricular, estando também habilitada profissionalmente para lecionar no 2ºCiclo. Considera que é necessário e primordial que a literacia motora seja reconhecida como base elementar no desenvolvimento integral das crianças do 1º Ciclo, uma vez que estas se encontram numa faixa etária crítica de desenvolvimento das qualidades motoras e psicomotoras fundamentais. Este trabalho pedagógico colaborativo multiplica-se em mais valias na operacionalização das Aprendizagens Essenciais de EF para o 1º Ciclo. Destaca que esta parceria de conhecimentos permite que as aulas de EF sejam organizadas e implementadas no sentido de proporcionar aos nossos alunos um acompanhamento mais próximo e uma maior rentabilidade de espaços/materiais (estações de diferentes atividades). Esta prática permite que usufruam de maior tempo efetivo de realização das atividades e aliada a uma orientação mais individualizada é um fator potenciador de sucesso dos nossos alunos. Na sua opinião, com vista à crescente valorização da atividade física em contexto escolar, a coadjuvação da EF no 1.º Ciclo, bem como o aumento das horas letivas de EF tornam-se essenciais na maximização do desenvolvimento motor das crianças. Neste sentido, é URGENTE projetar e assumir mudanças, para que a coadjuvação da EF no 1.º Ciclo seja uma realidade aplicada em todas as escolas.

 

A coordenadora pedagógica, Helena Lomba, e o coordenador de estabelecimento, Carlos Lima, consideram que, com a coadjuvação no 1º ciclo na Escola do Carmo, se elevou a qualidade das aulas, proporcionando-se aos alunos atividades mais diversificadas, fundamentadas em metodologias adequadas, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. Mas não deixam de salientar a necessidade, há muito esperada e por resolver, de melhorar os espaços de prática física, formais e não formais, principalmente no exterior do edifício da escola.

 

 

Escolas de Arga e Lima

 

O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, implementou há já alguns anos, a Coadjuvação a Educação Física no primeiro ciclo. O diretor do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, José Costa Leme, referiu que a coadjuvação surgiu por sugestão do grupo de Educação Física, que considerou vantajoso que a lecionação específica de componentes muito práticas e de exigência mais técnica fosse efetivamente aplicada no 1º ciclo. Uma vez que na escola se exige qualidade nos serviços prestados, é do entendimento do órgão diretivo do Agrupamento que estas aulas devem ser coadjuvadas por especialista, sempre que o professor do 1º ciclo não tenha habilitação específica para o efeito.

 

Iniciou-se então um processo que na atualidade possibilita que as quatro escolas do 1º ciclo do agrupamento tenham durante todo ano, nos seus primeiros e segundos anos de escolaridade, um tempo letivo semanal atribuído a um professor de Educação Física para coadjuvação, e em alguns casos como titular, e que os terceiros e quartos anos tenham um tempo de Educação Física e outro com Dança, em cada semestre. Os alunos do terceiro e quarto ano frequentam ainda, durante um semestre, a piscina em projeto da Câmara Municipal.

 



 

A Coadjuvação em EF trouxe benefícios significativos para os alunos

 

Artur Oliveira, adjunto do diretor e atualmente responsável pela área do 1º ciclo do Agrupamento, entende que a introdução da coadjuvação na Educação Física (EF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico trouxe diversas mudanças e benefícios significativos para os alunos, nomeadamente ao nível da qualidade de ensino, diversidade de atividades e nas vertentes da inclusão e igualdade. Permite que professores especializados em Educação Física colaborem com os professores do 1.º Ciclo, com planificação mais detalhada e integrada das aulas, alinhando os conteúdos de EF com outras áreas do currículo escolar. Permite também o cumprimento do programa curricular na sua ampla diversidade e ainda o uso adequado de equipamentos e recursos, o que enriquece as aulas e torna as atividades mais seguras e eficazes. Finalmente, com a coadjuvação, todos os alunos, independentemente das suas capacidades físicas, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais, têm melhor oportunidade de participar e de beneficiar das aulas, o que promove a inclusão e a igualdade no ambiente escolar.

A coadjuvação na Educação Física no 1.º Ciclo tem um impacto positivo significativo nos benefícios proporcionados aos alunos. Esta prática promove um desenvolvimento mais holístico das crianças, abrangendo aspetos físicos, sociais, emocionais e cognitivos, preparando-as melhor para os desafios futuros.

 


Trata-se de um trabalho colaborativo entre o professor titular e um professor de Educação Física

 

Isabel Pinheiro, professora do 1º ciclo e coordenadora pedagógica deste nível de ensino em Lanheses, não tem formação especializada em Educação Física, mas tem frequentado ações de formação contínua nesta área. Na sua opinião, a implementação da coadjuvação baseia -se na importância que é reconhecida à Educação Física como conteúdo formativo e fundamental para o sucesso escolar dos alunos. Ora, uma aula de Educação Física com um professor especializado é uma mais-valia na implementação da atividade física e na promoção de habilidades motoras, coordenação, socialização, hábitos saudáveis entre os alunos e regulação do comportamento. Trata-se de um trabalho colaborativo quer na metodologia, quer na aplicação de conhecimentos promotores do desenvolvimento intrínseco das crianças.

 

Ouvidos alguns alunos do 2º ano, ficam algumas impressões: o Santiago diz que gosta muito de fazer tarefas que são divertidas e de fazer exercício físico. Adora Educação Física! A Francisca diz que aprende muito e que faz muito bem à saúde. As aulas são muito divertidas, ama fazer exercício físico. E o Daniel também gosta porque é muito importante para a sua vida.

Fim. 

RC.

 

 

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