A CASA DOS NICHOS situa-se numa rua das mais antigas da cidade de Viana do Castelo, a Rua de Viana, n.º 98, (antiga Rua do Cais) a primeira à direita para quem entra do lado sul da Avenida Combatentes da Grande Guerra.
"Tem aberta uma nova exposição permanente que abriu em 1 de junho de 2011, que reúne algumas das mais representativas peças arqueológicas descobertas no concelho..." (sic).
"A Casa dos Nichos é uma das mais antigas e emblemáticas edificações da cidade, assim conhecida por ostentar na sua fachada duas esculturas em alto-relevo, abrigadas por dosseletes (cobertura ornamental) que representam cenas da Anunciação, de inspiração gótica e cronologicamente datáveis do século XV..." (sic).
(Dados recolhidos do folheto explicativo).
A entrada é LIVRE.
Pelo que me vou apercebendo em momentos de conversas informais, A CASA dos NICHOS não é muito visitada (conhecida) por adultos e jovens, estes com exceção (presumo) de alunos que frequentam o ensino obrigatório, o que, a meu ver, não abona quem não lhe reconhece valor e interesse em conhecer o que foi a origem da cidade e os resquícios históricos da vida dos povos que por aqui habitaram.
Sendo assim, com vista dar uma imagem aproximada do interessante e rico em apresentação da História do NÚCLEO DE ARQUEOLOGIA, publico fotografias colhidas numa visão em pormenor e no todo do restaurado interior do edifício do Museu da Casa dos Nichos.
Reprodução, em papel, de Viana antiga
RÉS-DO-CHÃO (Espaço de trabalho de jovens visitantes)
Início das escadas ao andar do Museu
MUSEU - EXPOSIÇÃO
PLANO DE VIANA HISTÓRICA (DESENHO)
VIANA ANTIGA (MAQUETE)
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário