sábado, 24 de março de 2018

CANINHAS, PESCADOR DE LAMPREIAS, VOLTA À RTP1, EM ENTREVISTA.




         Por várias vezes e diferentes motivos, o Caninhas, tem tido neste espaço de divulgação e informação regional, com maior abrangência e enfoque no que a Lanheses respeita, um justificado destaque. Desde que decidiu pôr fim à condição de emigrante de largos anos e restabelecer a sua condição de residente permanente na freguesia da naturalidade, o Manuel João Sousa Castro converteu-se, pelas multifacetadas ações que já protagonizou, numa figura popular no seio da comunidade que se impôs pela originalidade, criatividade e variedade daquilo que produz, voluntária e graciosamente.




     O Caninhas não faz da pesca de lampreia, exclusivamente, um hobby, muito embora seja um apaixonado confesso do rio e da pesca. E por barcos, também, que constrói quase por si só. O  "LANHEZES", uma réplica registada do tradicional água-arriba típica embarcação do rio Lima desaparecida nos anos cinquenta, é a sua "jóia da coroa". Replicou, ainda, pirogas monóxilas descobertas no sítio da Passagem que reportam a mais de 2000 anos a.C., e mais recentemente levou a cabo a construção de um camaran indonésio cujas provas foram concluídas com sucesso no fim do verão passado.

      Volta, agora, ao doLethes, o Caninhas, por ter sido alvo de uma reportagem da jornalista da RTP1, Maria Cerqueira, para o programa diário "Portugal em direto", de Dina Aguiar, que o entrevistou acerca das lampreias e na participação do festival do pitéu que está a decorrer em Ponte de Lima, a qual consta do link abaixo inserido e convido os seguidores a ver.

             LINK :
      

1 comentário:

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...