quinta-feira, 21 de setembro de 2017

VIDA E OBRA DE ANTÓNIO FEIJÓ EVOCADAS EM EXPOSIÇÃO NO CENTENÁRIO DA MORTE DO POETA LIMARENSE

             



             Está aberta até ao dia 31 de outubro próximo, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, uma Exposição bibliográfica da vida e obra do poeta limarense ANTÓNIO FEIJÓ, comemorativa da passagem do centenário da sua morte (1917-2017).


             Em painéis afixados nas paredes da sala do primeiro andar do edifício restaurado perto de Matriz onde está instalada a biblioteca, a que se acede por uma austera escadaria interior granítica, estão ainda vários expositores vidrados com títulos da vasta obra do poeta-diplomata, bibliografia detalhada da sua ascendência familiar, percurso universitário e episódios da vida académica e política, capas de jornais da época que lhe fazem referência, retrato e fotografia pessoais.

             Trata-se de uma incursão intensamente aliciante e enriquecedora pelo  trajeto de vida de um vulto apaixonado pela terra das suas origens, de que nunca se afastou inteletualmente, traduzida em poemas de inspirada beleza sentimental, amor e saudade lapidarmente demonstrados na ode a seguir transcrita.


SAUDADE

  “Nasci à beira do Rio Lima,
Rio saudoso, todo cristal;
Daí a angústia que me vitima,
Daí deriva todo o meu mal.

É que nas terras que tenho visto,
Por toda a parte por onde andei,
Nunca achei nada mais imprevisto,
Terra mais linda nunca encontrei.

São águas claras sempre cantando,
Verdes colinas, alvor de areia,
Brancas ermidas, fontes chorando
Na tremulina da lua cheia…

É funda a mágoa que me exaspera,
Negra a saudade que me devora…
Anos inteiros sem primavera,
Manhãs escuras sem luz de aurora!

Ó meus amigos, quando eu morrer
Levai meu corpo despedaçado,
Para que eu possa, já sem sofrer,

Dormir na Morte mais descansado.
Olhos d’Aquela que eu estremeço,
Se de tão longe pudésseis ver-me!
Olhos divinos que eu nunca esqueço,
Morro de frio, vinde aquecer-me…”
 

António Feijó ( 1859 - 1917 )












Fotos: doLethes 
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...