sexta-feira, 22 de setembro de 2017

CANINHAS, TESTA COM ÊXITO PIROGAS PARA CATAMARAN QUE ESTÁ A CONCLUIR.

     


      Está em adiantado estado de conclusão o "catamaran indonésio" que o conhecido lanhesense CANINHAS, pescador de lampreias e criativo artesão tem vindo a construir por iniciativa própria desde há já alguns meses, e de que o doLethes deu conta em reportagem anterior.

      Ontem à tarde, com a colaboração de dois amigos, Isidoro Cunha (Doro) e David Pereira, o voluntarioso e dinâmico artesão a quem se deve também a construção de uma réplica do barco de vela quadrangular redonda "água-arriba", procedeu no sítio da Passsagem no rio Lima a um teste de estabilidade das duas pirogas monocasco que talhou a partir de um tronco de  pinheiro-do-brasil  abatido por ter ficado irrecuperável por ação parasitária, tendo a trabalhosa operação decorrido com total sucesso.

                                     Carregamento da piroga maior

       O teste de estabilidade consistiu na carregamento de vinte e seis sacos de areia com cerca de vinte e cinco quilos de peso cada um na embarcação maior, a qual depois disso ficou com o bordo acima do nível da água quatro dedos de uma mão. No balanceamento a que foi submetida, a piroga manteve-se estável sem risco de virar. A pressão da massa sobre a água terá sido de cerca de uma tonelada e meia na soma da embarcação e da areia carregada.

      Para o transporte das embarcações artesanais do estaleiro da sua residência na Granja até ao rio Lima, o Caninas construiu com longarinas em ferro uma atrelado especial que engatou no seu próprio jeep.


      O projeto tem por finalidade replicar uma embarcação muito utilizada pelos primitivos povos indonésios e malaios, os catamaran, que a História situa quatro ou mais milénios a.C., preferida no transporte entre ilhas situadas nos mares Pacífico e Índico de pessoas e na atividade piscatória, por serem muito rápidas e seguras quase imunes à adornagem. A  piroga de menor cumprimento deverá vir a  ser acoplada com travessas de madeira à de maior dimensão, amovíveis, e o catamaran dotado de vela e motor fora de borda para usar quando e se necessário. A toda a estrutura, que está em adiantado estado de acabamento, irá ser aplicado antes de passar à navegabilidade, em tina especial a construir pelo hábil e determinado artesão, um banho de impermeabilização constituído por mistura de ingredientes tradicionais empregues pelos antigos barqueiros na calafetagem dos barcos.



     A novel embarcação inédita nos nossos rios deverá vir a constituir atração para os visitantes e frequentadores do Parque Verde, tal como hoje se verifica com o barco água-arriba, e como este sob o comando do Mestre Caninhas, pescador de lampreias, artesão criativo, incansável e prestativo, um meio singular  ao serviço do turismo, a que recorrem visitantes estrangeiros e nacionais.

    Realce-se a voluntária disponibilidade do popular lanhesense em assumir individualmente tarefas com exigências de algum rigor histórico, dispêndio de muitas horas de trabalho e gastos de laboração, a expensas próprias, e a espontâneo e prestimosa colaboração de amigos próximos nas tarefas que implicam maior número de elementos para as efetivar.
     

                                              A piroga com menor tamanho

Fotos: doLethes
Remígio Costa
      
      

       

      

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...