terça-feira, 12 de setembro de 2017

DECORREU COM GRANDE ÊXITO O RALI DE VIANA DO CASTELO.

DESEMPENHO EXCELENTE DOS PILOTOS ALTO-MINHOTOS.

 RALI DE VIANA DO CASTELO FOI UMA VEZ MAIS UM SUCESSO
Texto de Miguel Castro

11/09/2017


Vítor Pascoal / Pedro Alves foram a equipa mais rápida na sexta edição do Rali de Viana do Castelo juntando a esse resultado a conquista do título Nacional de Ralis GT. Ricardo Costa / Rui Vilaça venceram entre a Taça FPAK de Ralis de Asfalto, Luís Delgado / André Carvalho venceram entre os concorrentes do Campeonato Regional de Ralis do Norte.

Num excelente dia de verão, as 65 equipas que se apresentaram à partida iniciaram as “hostilidades” na 6ª feira à noite com a Super-Especial de Viana do Castelo perante mais uma enchente de público. No Sábado vieram os troço florestais onde a prova se decidiu nas suas diversas vertentes para terminar com nova passagem na Super-Especial.

No Campeonato de GT Vítor Pascoal garantiu o título dominando a categoria. O piloto do Porsche 997GT3 estava a travar uma luta ao décimo de Adruzilo Lopes / Vítor Hugo, mas problemas no Porsche do piloto de Vizela obrigaram-no a abandonar.
Nos clássicos Joaquim Bernardes / Laurinda Alves levou o VW Golf GTi MKI ao triunfo, superiorizando-se ao Ford Fiesta MKI de João Andrade / Paulo Costa e ao já campeão Cipriano Antunes que no Audi Quattro é navegado por Paulo Amorim.

Nos Iniciados Ricardo Sousa somou mais um triunfo num campeonato onde já garantiu o título. No Challenge DS3 R1 Diogo Soares / Luís Rodrigues somaram o quinto triunfo em outras tantas provas disputadas garantindo a vitória final no troféu. No entanto o triunfo não foi fácil já que Ricardo Sousa / Luís Marques estiveram muito fortes e só perderam a lideranças nos troço finais quando Soares desferiu um derradeiro ataque.
Entre os pilotos do Alto Minho, destaque para as provas de João Traila, com o piloto a subir ao pódio com a conquista do 3º posto na Taça de Asfalto; Fábio Caseiro a levar o seu Peugeot 208 R2 ao 5º posto absoluto vencendo entre os carros de tracção dianteira e Pedro Lago Vieira em carro idêntico a ocupar a posição imediata com os dois pilotos limianos separados por 7,4 segundos.

Nas contas do Regional, os Alto Minhotos estiveram em grande destaque com as duplas Pedro Sá / Jaqueline Sampaio a terminarem no 3º lugar, seguidos de João Alves / José Rodrigues, a bordo de um competitivo Peugeot 106.
O navegador lanhesense Paulo Leones concluiu o rali no 5º lugar enquanto Nuno Carvalhosa, a desempenhar função identica, atingiu a meta no 8º posto.


  Na classificação geral seguiram-se as duplas Cláudio Ornelas / Miguel Castro no 9º posto, e José Carvalhido / Leandro Parreira a fecharem o Top 10. A fazer a sua estreia absoluta em ralis, a dupla feminina Sónia Carvalhosa / Liliana Bastos também conseguiu terminar a prova num honroso 27º posto final.
Destaque ainda para as participações de José e Ricardo Barbosa, que apesar de concluírem a parte competitiva do rali (sendo uma das equipas mais aplaudidas) acabaram por se juntar à lista de desistentes.
Também entre os desistentes ficou a dupla Márcio Pereira e Patrícia Pereira quando logo no primeiro troço do segundo dia uma transmissão partida colocou termo à sua prova.

Ademar Pereira, a bordo do seu Subaru Impreza também não foi feliz com uma saída de estrada na 3ª classificativa do segundo dia. Sorte idêntica tiveram Pedro Barbosa e Carlos Sousa com o seu Ford Sierra a ficar um pouco maltratado numa saída de estrada,  enquanto o vianense radicado em França Cláudio Gonçalves navegado por Jorge Barbosa também terminou mais cedo a sua participação.

Entre a lista de desistentes contam ainda José Costa e Miguel Silva, este por avaria mecânica no seu Citroen Saxo, neste que era apenas o segundo rali da carreira do piloto.


fotos: João Bompastor Ferreira / Bruno Fernandes / Rui Pedro Carneiro / Tiago Alpuim e oficiais

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...