sábado, 20 de junho de 2015

P´RA CUMPRIR A TRADIÇÃO / HOUVE MARCHAS NA FORCADA / NÃO DESFILOU SÃO JOÃO / ROUBARAM-LHE A NAMORADA.

                                   Noite dos manjericos

                  Noite de temperatura amena e a expetativa de ver o desfile das marchas que são já uma tradição nas festas sanjoaninas que se vem a realizar no Lugar do Sobral, desta freguesia de Lanheses (Viana do Castelo), levaram ao pequenino mas acolhedor largo onde se encontra a capela particular de São João um número significativo de lanhesenses e de forasteiros, procurando a tempo um bom lugar para seguir o desfile que constituía o número mais significativo da magnífica noite. O outro, não menos atrativo e que a tradição exige se cumpra, é saborear a bela sardinha assada e as febras grelhadas servidas no pão, regadas com a tijela de verde tinto para os fiéis apreciadores ou da espumante cerveja fresca no copo de plástico para a "juventude de hoje". E a tenda improvisada levantada perto dos assadores era pequena para as numerosas  famílias que fizeram questão de ter um jantar diferente na noite de São João.


                   Capela e Largo de São João, na Forcada

            Estava previsto que desfilassem seis grupos de marchantes e no palco, José Manuel Sousa, speaker treinado no folclore etnográfico/desportivo, anunciou a ordem de chamada para o desfile que abriu com os mais pequeninos alunos do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, a que se seguiram no alinhamento que vai indicado, o grupo da primeira associação de pais e encarregados de educação da Escola EB 2,3/S, de Lanheses, uma representação formada por alunos do Agrupamento de Santa Marta de Portuzelo, uma numerosa falange de "Amigos de São João" composta maioritariamente por elementos de "meia idade" (disseram eles...) que fazia a sua estreia como grupo a cenografar um tema ligado à pesca no rio Lima com  alusão ao transporte de pessoas e bens entre as duas margens, seguidamente, nova representação vinda de Santa Marta de Portuzelo, a terra do folclore que vem divulgando em Portugal e no mundo e, por fim, o grupo "Riba Lima" constituído por séniores com mais idade diacrónica dos demais grupos mas também com os cem mil milhões de neurónios em grande parte ativos e prontos a trabalhar. E, se atenderem a que alguns dos seus componentes já levam em cima da coluna o peso de quase oito (!!) décadas, podem começar a rezar os menos idosos para chegarem a tal idade tão "a prumo" como os componentes da Riba Lima. Devem também saber, que, para preparar a cenografia e o vestuário que usaram e tão belo efeito produziram, estas "meninas" e os seus pares ensaiaram desde há alguns meses à noite e nem todos passam o dia a ver a Júlia nas tardes da TV....

            Hoje, o Grupo Riba Lima vai estar em Santa Marta de Portuzelo, no Largo do Souto, onde decorre uma festa idêntica àquela que ontem tivemos na Forcada.

            E vamos lá às fotografias que tenho para mostrar, sobretudo pelos que não puderam estar no Largo de São João e por aqueles que tendo festejado no local não têm telemóvel ou Ipad, ( infelizes...) o que, em boa verdade são muito poucos...

 COM A TARDE A DESMAIR...






 ...A NOITE A APARECER...






.... 
AS MARCHAS A APARECEREM...

                Infantis do Agrupamento a abrir







.

.......CAMINHO PARA OS CRESCIDOS (Primeira associação de pais da escola secundária...








 ......SECUNDADOS PELO AGRUPAMENTO DE SANTA MARTA...






 ...PÚBLICO A AGUARDAR...




 ...A ENTRADA DOS "AMIGOS DE SÃO JOÃO...
                             AQUI VÃO...










....
...BORA LÁ  SANTA MARTA DE PORTUZELO..
















 ...E ENTRAM EM CENA AS RIBA LIMA PRONTINHAS PARA A VINDIMA !!!




































































...JÁ MOSTRARAM O QUE VALEM (OU VALIAM...?)

                 VEM AGORA NO FINALZINHO O SORTEIOZINHO COM O LUÍS PEDRINHO A TIRAR O PAPELINHO COM OS NÚMEROS CERTINHOS. (É PRECISO PAGAR AS DESPESAS DOS VELHINHOS...)




              PARA CONCLUIR O TRABALHINHO QUE NÃO FOI ASSIM TÃO POUQUINHO FICA AQUI O RETRATINHO DE QUEM VIU O doLETINHO, DESDE O INÍCIO AO FINZINHO.




PADRINHOS DE AVOZINHA É COISA DE FESTA SANJOANINA QUE TEM (MAIS) GRACINHA DE MANJERIQUINHA.


                             ALÔ, ALÔ, PONTAULT - COMBAULT VEJAM SÓ O MAJERICO, QUE RICO QUE ESTÔ...





 FOTOS: doLETHES
Remígio Costa

4 comentários:

  1. Como morador do Lugar do Sobral, acho que a Capela de São João ainda não pertence ao lugar da Forcada. Ou estarei equivocado Sr. Remígio

    ResponderEliminar
  2. Não, não há equívoco. Não pertence à Forcada e não irá pertencer, julgo eu. A capela está mesmo no Lugar do Sobral e o erro é involuntário e ocasional.
    Obrigado pelo reparo.

    ResponderEliminar
  3. Ser do Sobral ou Forcada é sempre Lanheses só é pena ser propriedade privada.
    Luis agra

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado Sr Remigio de nos fazer viver estes momentos a travez a suas fotos quando nao ce pode estar por ai !!! estasse longe i ao mesmo tempo perto!!!muitos beijinhos de aqui a Pontault Combault !!! linda foto da minha mae.

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...