sábado, 13 de junho de 2015

O QUE É O TESTAMENTO VITAL? CONFERÊNCIA DO PROFESSOR CATEDRÁTICO JOSÉ EDUARDO PINTO DA COSTA.


José Eduardo Pinto da Costa

Fotografia de José Eduardo Pinto da Costa / Photo of José Eduardo Pinto da Costa José Eduardo Pinto da Costa
1934-
Médico e professor universitário

(v.g. site do I.P.V-C-)
José Pinto da Costa na ESTG


 "O que é o testamento vital?
José Pinto da Costa, professor catedrático de Medicina Legal, de Psicologia Forense e de Odontologia Forense, e ex-Diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, é convidado da Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo para uma sessão na Escola Superior de Tecnologia e Gestão sobre “Testamento Vital”. Dia 18 de junho, quinta-feira, das 14h30 às 16h30, o especialista debaterá, com todos os interessados neste evento aberto ao público, um direito fundamental para os cidadãos.
O Testamento Vital é o direito que permite aos cidadãos escolher o tratamento que desejam receber no caso de padecerem de uma enfermidade para a qual não exista ainda cura ou uma alternativa que permita uma vida com qualidade, tanto fisicamente, como psicologicamente. Ou seja, se o cidadão se vir incapaz de expressar a sua vontade pessoal autonomamente. Consagrado no testamento, está o direito de manifestar a vontade de, por exemplo, não ser submetido a reanimação cardiorrespiratória, participar em estudos de fase experimental, investigação científica ou ensaios clínicos, ou até designar a pessoa que quer presente a seu lado nos momentos finais.
A Academia Sénior lançou o convite para que este direito seja divulgado e amplamente conhecido pela população em geral e, em particular, pela população sénior. O evento vem de encontro ao trabalho que vem vindo a ser desenvolvido pela academia na divulgação, discussão e promoção de uma vida com qualidade e ativa. Neste sentido, conhecer a legislação e os mecanismos disponíveis a todos os cidadãos para que defendam a sua saúde e previnam um futuro de qualidade é uma necessidade premente e que deve ser suprida"

A ENTRADA É LIVRE.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...