sexta-feira, 26 de junho de 2015

FESTAS EM HONRA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES DE 2015, EM LANHESES (Viana do Castelo)

             Coincidindo com o quarto domingo do mês de Julho de cada ano vai decorrer entre o dia 23 e 26 a tradicional e centenária festa em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, uma das mais grandiosas e significativas manifestações de religiosidade cristã das muitas que se realizam no alto minho. É a grande festa de Lanheses (Viana do Castelo) votada ao Senhor do Cruzeiro cuja imagem de Cristo ressuscitado segurando a Cruz com o braço esquerdo tem uma configuração e significado pouco usual e conhecido. A imagem em tamanho acima da estatura média de um homem é venerada na bela capela com uma fachada figurativa religiosa muito rica e invulgar situada no adro da igreja paroquial, construída na sua atual versão em estilo Rocaille rococo com laivos de barroco em meados do séc. XVIII (1756). Tem do lado direito implantado um cruzeiro cuja imagem foi amputada do cartaz o que retira fidelidade do verdadeiro conjunto .

       Sendo uma celebração de profunda fé católica cristã, do programa releva a imponente procissão com dezenas de figurantes e andores, a qual percorre um itinerário que passa pelo Largo Capitão Gaspar de Castro (centro cívico da freguesia) num percurso de cerca de dois mil metros e leva cerca de duas horas a percorrer. 

           Estas festas são também famosas pela qualidade das Bandas de música que são contratadas para atuarem no recinto  levando muitos apreciadores a assistirem aos concertos.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...