sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A CATEDRAL SÉ DE SANTA MARIA DE TUY

               

 A Catedral Sé de Santa Maria, em Tuy (imagem internet)


Portada Norte
          




         Antes de ter sido iniciada no séc. XII a sua edificação no alto rochoso do que é hoje a cidade fronteiriça de Tuy, na Galiza, por duas vezes foi arrasada pelos vikings vindos do norte a Catedral Sé de Santa Maria junto ao rio Minho, em frente onde mais tarde viria a formar-se a cidade portuguesa de Valença. 

           A Catedral da Diocese de Tuy - Vigo foi sede episcopal no início do séc.  XII (1120) cujo domínio se estendia pelo território entre os rios Minho e Lima tendo estado abrangida pela tutela do arcebispado bracarense.

           Concluída em plena época do estilo românico, a imponente Catedral conserva exemplos daquela corrente artística a planta, a portada norte e a iconografia dos capitéis, mas são os abundantes elementos góticos que convivem com o românico na sua bela estrutura  que a colocam como único monumento existente na Península Ibérica naquele estilo. Desde logo, a fachada principal a Oeste, com iconografia generosa do século XIII, de suma beleza e perfeição onde relevam as estátuas de quatro pares de Apóstolos, o Tímpano, a Adoração dos Pastores, os Reis Magos e a representação da cidade celeste de Jerusalém e a porta barroca em madeira 

FACHADA PRINCIPAL OESTE







           O seu interior é um deslumbramento de arte e beleza. São admiráveis a estrutura gótica do altíssimo pé-direito da sua envergadura, reforçada com tirantes implantados ao longo do tempo para ajudar a suportar o peso do tecto (resistiu ao terramoto de 1 de Novembro de 1775), os dois órgãos barrocos que funcionam a solo ou em conjunto, a talha dourada dos seus dois altares um dos quais votado a São Telmo, protetor dos marinheiros e pescadores e patrono de Tuy e o retábulo da Capela.

INTERIOR DA CATEDRAL














          É visita imperdível ao amplo claustro gótico cistercisense e ao museu, adjacentes à Catedral onde se encontram expostos a maquete da Catedral galega e inúmeros achados arqueológicos.

 CLAUSTRO CISTERCISENSE













FIM DA VISITA




                                                      Academia Sénior do IPVC


         Do lado Este e junto da Catedral ergue-se a Igreja da Misericórdia de Tuy, erguida em 1575 por influência da Raínha D. Leonor irmã de Carlos V e mulher de D. Manuel I de Portugal. E, ao fim da mesma íngreme rua do centro histórico onde tudo está situado, está a igreja barroca do patrono da cidade de Tuy, São Telmo.

IGREJA DA MISERICÓRDIA 



 IGREJA DE S. TELMO.



  
RUAS DE TUY




Fotos: doLethes
            
Texto: Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

"CREPARIA DOS GULOSOS" NO CENTRO CÍVICO DA VILA HISTÓRICA DE LANHESES

                Abriu porta no Centro Cívico, Largo Capitão Gaspar de Castro, Vila Histórica de Lanheses, um estabelecimento dedicado à conf...