sábado, 30 de março de 2013

VISITA PASCAL EM LANHESES (2013)

2012

                A visita pascal em Lanheses vai realizar-se na forma tradicional dos demais anos saindo o compasso amanhã, domingo e segunda-feira. Tal como vem sucedendo de há anos a esta parte e em virtude de estarem cometidas ao pároco padre Daniel da Silva Rodrigues as paróquias de Santa Eulália de Lanheses e São Paio de Meixedo, no ano corrente a comitiva do compasso na nossa freguesia estará a cargo do padre Caldas, que já se ocupou desta missão em anos anteriores, cabendo ao padre Daniel Rodrigues presidir à visita pascal na freguesia vizinha de Meixedo, caso as suas condições de saúde o permitam. Como é do conhecimento da comunidade paroquial, o padre Daniel Rodrigues tem estado retido na sua residência por razões de saúde que o têm impedido do exercício regular do seu múnus.

           A comitiva do compasso sairá pelas 8,30h da Igreja Paroquial cabendo ao mordomo José Quintas a condução da Cruz. As visitas iniciar-se-ão pelos lares situados na parte sul do lugar da Corredoura estendendo-se depois pela parte noroeste e norte da freguesia concluindo o percurso de domingo pela rua da Estrada da Igreja, vinda do Lugar do Monte.

          No segundo dia o trajecto abrange a parte sul no período da manhã concluindo a visita nos lugares a nascente conforme o tem sido uso com raras excepções.

          Embora as condições meteorológicas não sejam muito favoráveis à exteriorização do clima pascal que é típico desta celebração católica na nossa freguesia, não deixará de manifestar-se na intimidade de cada lar o espírito e o simbolismo que a Ressurreição de Cristo representa para a nossa comunidade tradicionalmente cristã e católica.

          Uma Santa Páscoa, para TODOS.
 

              

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...