domingo, 7 de março de 2010

O VOO DAS CEGONHAS

           Domingo, 7.03.2010 - 7H40

           VIDA DIFÍCIL
    A cópula.
                   Foi com alguma decepção que demos conta, hoje, de que o ninho das cegonhas por elas iniciado há já alguns dias na chaminé da antiga casa do povo, tinha praticamente desaparecido. Elas, continuam no local, agora um casal definido, e o vai-bem do transporte dos galhos não foi interrompido. Por isso, quando era suposto que hoje os pauzinhos acumulados no cimo da edificação iriam contribuir para o crescimento do "lar", tal não se confirmou. Facto um pouco enigmático, porquanto, não nos apercebamos de que, nesta noite, tivesse soprado vento com intensidade bastante para os fazer cair.

                                     Chegada a casa
          Ao longo de mais de uma hora acompanhamos os sucessivos voos das aves, tendo tido a oportunidade de presenciar o ritual do acasalamento incluindo uma cópula, cuja imagem conseguimos obter.
Ao longo da manhã passei, várias vezes, perto do local e os animais continuavam ali juntos, ou apenas um (provavelmente a fêmea) enquanto o macho se afastava na busca de ramos.
De quando em vez, levantavam as cabeças até tocarem no dorso, batendo com as partes do bico de forma a produzirem um som idêntico aos das castanholas, ou abriam ligeiramente as asas.
A raridade do fenómeno por estas bandas tem suscitado grande curiosidade por parte da população. Hoje, domingo, algumas pessoas alteraram o itinerário  habitual para terem oportunidade de verem as aves na sua actividade.


Em cima: Num quintal perto do ninho, recolhendo os ramos.
Em baixo: Santa Eulália, a madrinha

 
Ritual do acasalamento




Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...