quinta-feira, 4 de março de 2010

O LARGO DA PEITILHA

 
Panorâmica geral do Largo da Peitilha
 Em boa verdade o espaço do Largo propriamente dito não é muito amplo. Mas é muito airoso e tem um traço de simplicidade a condizer com o ambiente natural envolvente. A requalificação efectuada há já alguns anos não foi de todo pacífica e só foi possível após definição da posse de parte do terreno ocupado, em processo derimido na barra do tribunal, o qual concluiu pelo reconhecimento do direito de propriedade de uma parcela do mesmo a um particular. Daí resultou ter a Câmara Municipal de  negociar a compra da parte do prédio rústico que não pertencia ao domínio público, tendo despendido na sua aquisição cerca de 800 contos.
 Vista de sul, para norte, do Largo
                O centro destinado às pessoas está calcetado em paralelo de granito do norte. Possui alguns bancos em pedra e pequenas árvores e arbustos. Muito embora se localize numa zona de trânsito cruzado este, não sendo muito intenso, não interfere demasiado com a tranquilidade ali existente.
                 É ali que mora, numa casinha branca e cuidada, com uma latada formada por uma velha videira, Ludovina Rodrigues Mendes, a anciã que completou em 25 de Fevereiro último, o 104º aniversário do seu nascimento.

            A casa onde mora Ludovina Mendes, com a típica latada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...