sexta-feira, 12 de março de 2010

MANIFESTAÇÃO PELO CENTRO SOCIAL E DE DIA

    
MAIS de centena e meia de pessoas das freguesias de Lanheses, Vila Mou e Torre (S. Salvador), manifestou-se, ontem, cerca das 17H30, perto dos terrenos onde se prevê venha a ser construído o Centro Social e de Dia, o qual vem sendo há mais de um década uma das aspirações mais requerida pelos habitantes das referidas localidades.



            Desiludidos pela decisão recentemente anunciada pelo governo central de que o projecto não obteria a dotação necessária  para a sua edificação a curto prazo, uma comissão instaladora constituída por cidadãos locais convocou esta manifestação a fim de sensibilizar e chamar a atenção das autoridades da tutelas para a importância que representa a existência duma estrutura tão relevante para valer às necessidades do apoio aos idosos.


            Com velas acesas na mão e em silêncio, cidadãos de todas as idades mas maioritariamente no ocaso da sua existência, alguns transportados pelos familiares em cadeira de rodas, eram ouvidos pela comunicação social presente a quem davam  conta do desalento que constituiu a decisão governamental de cortar os fundos exigidos.


            Elementos da "comissão instaladora" afirmavam, entretanto, estar dispostos a continuar a lutar recorrendo a todos os meios e formas legais de que possa socorrer-se para levar a bom termo o objectivo a que se propuseram, com mais meios e maior congregação de população.

            Nesta manifestação não estiveram envolvidas entidades oficiais e religiosas, por opção dos organizadores que entenderam dar-lhe um carácter laico e de cariz espontâneo e informal, sem  prejuízo de, em outra acções futuras, vir a requerer a sua participação.

            Refira-se que, simultaneamente com o projecto do Centro Social foi apresentado outro para a criação de uma creche, tendo este obtido cabimentação de verba para avançar.
            Já decorreu mais de um década desde que se iniciou em Lanheses o movimento para levar para a frente a ideia da construção de instalações específicas para acolhimento de idosos, incentivada pelo então pároco da freguesia, Monsenhor Sebastião Ferreira. Muitos paroquianos, confiados de poderem beneficiar a curto prazo das vantagens que os equipamentos desta natureza  propiciam à terceira idade, disponibilizaram quantias, algumas delas bastante significativas para as suas parcas rendas, com vista a contribuir para a edificação das instalações do centro. Porém, tais fundos, convictamente atribuídos para aquele fim, jamais renderão proveito para os generosos doadores porquanto não viveram, ou viverão (só Deus sabe), tempo bastante para fruirem do bem estar a que tanto aspiravam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...