quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

LUDOVINA, ESTÁ UM ESPANTO EM DIA DE ANIVERSÁRIO

  104 ANOS! QUEM DIRIA? - 25.02.1906
             Como prevíramos, LUDOVINA RODRIGUES MENDES, que hoje completa 104 anos de idade, celebrava, na companhia dos seus cinco filhos num restaurante próximo desta localidade, a festa do seu aniversário. -Gosto muito de ir ao restaurante. São todos muito simpáticos comigo. Gostam muito de mim, dizia-nos, visivelmente agradada, numa voz fresca e ar jovial.

 De regresso a Lanheses, fomos encontrá-la na companhia de uma das noras, esposa do filho António, a recuperar das sensações do dia, disposta a participar uma outra vez no convívio, ao jantar, com os seus. -Estou muito bem. O senhor padre Daniel esteve aqui a dar-me os parabéns, ofereceu-me flores e até comunguei. Estou pronta, posso partir a qualquer momento, rematou com um sorriso.

  Ludovina fala e lembra com clareza, não precisando de tempo para ripostar. Tem, contudo, alguma carência auditiva que se esforça por ultrapassar fixando as pessoas tentando interpretar os movimentos dos lábios.
  -Em casa faço tudo. Nunca estou parada: -Olha, ela (a nora) que o diga!
  Pedimos-lhe umas fotos a que ela acedeu, prontamente. -É para o jornal, vai ficar muito bonita, vai gostar.

  Viúva há muitos anos a anciã vive, por opção, na companhia de uma filha, esta também no estado de viuvez, na casinha onde sempre viveu e criou os seus cinco filhos: dois homens e três mulheres. Aí espera terminar os seus dias  "até quando a Deus aprouver", diz com naturalidade.

  Consentiu que a beijasse e, ao mesmo tempo que me segurava a mão, disse: -Espero voltar a vê-lo aqui, para o ano. -Óptimo, Ludovina, como gostaria de imitá-la...

  
                   NÃO PARECE, POIS NÃO? 100+4=104

2 comentários:

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...