sábado, 27 de fevereiro de 2010

DEVOLVER A BOLA AO CAMPO


 FRANCISCO JOSÉ VIEGAS, é escritor e jornalista Assina uma crónica
em A Bola, com o título acima, da qual publico, com a devida vénia, um extracto da peça 
publicada em 27.02.2010.

A POLÉMICA SENTENÇA DO JUIZ RICARDO COSTA, sobre o caso do TÚNEL DA LUZ.
.......................................................................................................
"No entanto, é impossível deixar passar em branco o lamentável espectáculo de exibicionismo justiceiro protagonizado pelo meirinho de serviço. Ele quis não apenas exibir o seu poder, convocando os holofotes das televisões, mas também mostrar ao país que um castigo – aplicado aos jogadores do FC Porto – merece festa e deve passar como um aviso. Evidentemente que posso discutir o pormenor da presença dos stewards naquele espaço e da provocação que decerto eles protagonizaram, mas o caso não é esse. O caso é que o «país futebolístico» já não é surpreendido por estes excessos. Fazem parte do cenário rocambolesco em que as coisas andam a decorrer.

Uma das explicações tem a ver com o ressentimento (sempre mesquinho e infantil – o Dr. Freud explica) contra dois jogadores e um clube. Trata-se, naturalmente, de um problema de personalidade ou de matéria sociológica. A inveja faz mal à razão; mas a arrogância completa o quadro. E o resultado não se recomenda."
.........................................................................................
Nota: Recorro com alguma relutância, a trancrições de trabalhos alheios relacionados com assuntos da actualidade desportiva, ou outra, sem outro intuito que não seja proporcionar aos seguidores do blogue opiniões avalizadas de figuras de elevada craveira intelectual e literária, como é o caso desta que hoje tenho o prazer de oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...