(Fotos com ordem inversa à ação)
A FIGURA.
( Manuel João de Sousa Castro, o Mestre artesão da Vila Histórica de Lanheses)
Às 10h18' de hoje dia 22 de agosto de 2025, um novo barco água-arriba entrava no espelho de água em Ponte de Lima; às 10h:43', já estável na água, recebeu e foi-lhe colocado o estrado no casco constituído por dezassete grades; às 10h53', o água-arriba ficou apto a navegar após a instalação do leme que orienta a embarcação.
Eram (+-) 11h00, e, com o Mestre CANINHAS ao leme e o seu adjunto AMÉLIO RUI, na proa, ambos nascidos e criados e reidentes na Freguesia Vila Histórica de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo, quando a cópia fiel de una embarcação "ÁGUA-ARRIBA" dos tempos idos na navegação do Rio Lima zarpou, já vistoriado e aprovado, lotado com um grupo de trinta e dois ocupantes formado por elementos da Presidência da Câmara Municipal local e de pessoal da mesma instituição com participação nos trabalhos complementares, alguns jornalistas e fotógrafos locais e, a convite, pessoas presentes que aceitaram completar a lotação da nova embarcação.
A autorizada e curta viagem no espelho de água entre as pontes de N. S. da Guia, a jusante e a "ponte velha" medieval-romana a montante, onde embarcações de desporto náutico circulavam em ordem de treino, o denominado água-arriba D. Teresa mostrou-se, em modo de desfile e vaidoso de pose, nuns curtos minutos, na sua elegância e simbolismo da Vila que, não o sendo por opção, é uma das mais formosa das cidades que o são.
Atracada a embarcação, convidei o Amigo pessoal e conterrâneo Manuel João de Sousa Castro, com a alcunha CANINHAS, identificação aceita sem repúdio ou desagrado, a reunir os seus colaboradores mais assíduos naturais de Lanheses para obter um fotografia, aos quais se juntaram outras figuras limianas envolvidas na construção do histórico barco.
A cerimónia (oficial) do lançamento à água da nova embarcação, na qual estarão presentes os leaders e funcionários superiores das Instituições autárquicas locais e outros serviços públicos, realizar-se-à imediatamente a seguir.
Com pena minha não vou estar presente. Deixo aqui a minha consideração e estima pelos autores fundamentais, o mestre artesão Manuel João, o Amélio Rui, o braço direito do Caninhas e meu primo carnal, e o irmão e amigo dos dois, respetivamente, que se juntaram à equipa, que ambos dão pelo nome de Francisco.
ARRANJOS FINAIS E LANÇAMENTO À ÁGUA
NA ÁGUA DO RIO LIMA - OPERAÇÃO DO LANÇAMENTO
PERTO DO LEITO DO RIO
TOQUE NA ÁGUA
COLOCAÇÃO DA VELA NO BARCO
MESTRE CANINHAS ORIENTA
(RETOQUES)
ESTRADOS
AGORA, O LEME
O TESTE
O PASSEIO DE ESTREIA
OBRIGADO, MESTRE
F I M
Remígio Costa
Texto e fotografia
Sem comentários:
Enviar um comentário