segunda-feira, 24 de junho de 2024

O Casamento/Casório - por ROSA DELMIRA AGRA GOMES RIO, a ROSA DO ZÉ FIRES.

 

(Do post deste blogue publicado em 29 de abril de 2012, agora completado com uma foto e registo em vídeo da sua voz)

O Casamento/Casório - por ROSA DELMIRA AGRA GOMES RIO, a ROSA DO ZÉ FIRES.


"Homenagem a Rosa Delmira Agra Gomes Rio feita pelos seus familiares."

        "Fica documentado para que todos os amigos recordem a canção do “Casamento” do património cultural de Lanheses, aquando dos espetáculos de teatro e variedades, realizados nos anos 50-60-70, interpretada pela Rosa do Zé Fires, lanhesense sempre disponível para colaborar em todas as atividades culturais e sociais da sua freguesia e uma das intérpretes dos “Cantares de Lanheses”, recolha feita em CD, no âmbito do programa “Reviver Tradições”."
(da família

(Vídeo gravado por familiares alguns dias antes do falecimento da Rosa Delmira, para memória futura da sua voz, sendo já notória a fragilidade com que o faz. A Rosa faleceu em 23 de fevereiro der 2012)


      
                        Quando me foi sugerida há dias atrás, por familiares da Rosa do Zé Fires, a divulgação no doLethes de uma canção do nosso cancioneiro local, por ela inúmeras vezes cantada nos mais variados momentos e locais, popularizada sob o nome de  "O Casamento/Casório", anui com o maior gosto em homenagem e admiração a uma das figuras mais marcantes com quem muito me aprouve conviver e, conjuntamente, participar em iniciativas de índole cultural ou lúdico promovidos em Lanheses.


                 A Rosa foi uma Mulher que viveu a vida com um sorriso no rosto, uma lição de coragem e abnegação, uma referência de solidariedade e dádiva para com os outros, um paradigma da Família unida e respeitadora dos melhores princípios e valores da sociedade a que pertenceu. Deixou-nos recentemente, quando tanto ainda nos tinha para dar, quase de surpresa como se tivesse desejado que a recordássemos no seu rosto simpático e na voz linda que aqui nos legou.

                 Hoje, 29 de Abril, é o "Dia da Freguesia de Lanheses", uma data adequada para prestar a homenagem devida aos que já não estão entre nós fisicamente, mas continuam bem vivos pelo exemplo e mérito dos seus actos de que nos orgulhámos agora.

                 Como merece ROSA DELMIRA AGRA GOMES RIO, a nossa Rosa do Zé Fires.


                       A Rosa do Zé Fires (na corda) e a Rosa de Lamas (no mastro) entoando cantigas populares de Lanheses na viagem inaugural do "água-arriba" LANHEZES, no Rio Lima. (2010)
 
(Vídeo disponibilizado pela família)

 Remígio Costa

1 comentário:

  1. Paz á tua Alma, Amiga Rosa e vizinha o vosso nome ficará na História de LANHESES "ZEFIRES"...

    ResponderEliminar

NOBRE EQUIPA, NAÇÃO VALENTE E IMORTAL

  NOBRE EQUIPA, NAÇÃO VALENTE E IMORTAL     "Vamos lá, cambada... ", não! Assim, cantou Herman José. " Heróis do mar" .....