quinta-feira, 7 de maio de 2020

ESTADO DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS PRESCRITAS PARA COMBATER O CODIV-19, EM LANHESES.

                  


             No âmbito das atribuições que lhe estão conferidas, a Junta de Freguesia de Lanheses tem vindo a desenvolver um atempado e útil trabalho de informação e esclarecimento com vista a informar a população da exigência do cumprimento das determinações legais, bem como dos procedimentos a seguir para prevenir a disseminação da pandemia do coronavirus e a saúde pessoal e familiar de cada um.
              
              Assim, no que respeita ao atendimento pessoal na secretaria da Junta continua, por agora, interditado, com apenas a exceção de atender individualmente às sextas-feiras, no período entre as 10:00 e as 12:00 horas, para levantamento de documentação urgente requerida telefonicamente ou por outra via. Se necessária, a entrada será previamente preparada com desinfeção pelos meios disponibilizados para acessar ao interior.
              
              
              O contacto do atendimento é feito pelo telefone n.º 968558563 e pelo e-mail: geral@jf-lanheses.pt

              ABERTURA DO CEMITÉRIO AINDA CONDICIONADA.

              Entretanto, a direção da Junta procedeu à abertura ainda condicionada ao interior do cemitério da freguesia, a partir de 06 de maio corrente, confinada ao seguinte horário:

              4.ª a sexta feira: das 10:00 às 16:00 horas
              Sábados e domingos: das 09:00 às 19:00 horas

              Contudo, para garantir a imposição do afastamento social, só será permitida a permanência, em simultâneo, de 24 pessoas (2 por cada talhão) e com afastamento entre si de, pelo menos, 2 metros, estando proibida a partilha de instrumentos ou utensílios de limpeza, os quais também não estão disponibilizados pela Junta. A permanência no cemitério não deverá ir além do estritamente necessário à limpeza e arranjo dos jazigos/sepulturas. Mais se recomenda que os arranjos florais venham preparados de casa, sejam usadas luvas e máscara comunitária e que à entrada e saída do portão sejam desinfetadas as mãos usando os dispensadores de gel fixados em cada um dos lados do portão de acesso. 
               A Junta providenciará quanto à necessidade de alterar as condições da abertura alargada do cemitério caso se constate o incumprimento do zelo exigido.

               Releve-se o gesto humanitário praticado pela direção da Junta de Freguesia ao mandar colocar uma coroa de flores no portão de entrada quando estava interditado o acesso de pessoas fora dos funerais, bem como a colocação de uma flor em cada uma das campas existentes no cemitério no Dia da Mãe.

               DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MÁSCARAS SANITÁRIAS
               
               A Junta de Freguesia tem vindo na semana em curso a distribuir porta a porta, sem custos, máscaras sanitárias destinadas prioritariamente a pessoas debilitadas, isto é, aos mais idosos e/ou com patologias de maior risco. Uma medida prioritária bem recebida, porque, ainda não estão à venda de modo generalizado como seria normal e desejável, e quando se encontram nos locais mais previsíveis têm (ainda) preços especulativos apesar da redução do IVA a 6%.
              

             
               CENTRO DE SAÚDE DE LANHESES 
               
                O Centro de Saúde de Lanheses continua de porta fechada para o acesso às consultas presenciais de utentes, desde há cerca de dois meses aproximadamente, isto é, na prática, a partir dos primeiros alertas oficiais emanados pelas instâncias superiores da saúde pública referentes à pandemia Covid-19.

                Quem porventura necessitar de prescrição de medicação, poderá ainda assim obter receita médica acedendo ao telefone nº. 258806880, bem como pelo e-mail:  ucsp.vcastelo@ulsam.mim-saude.pt através do qual é também possível apresentar para análise exames médicos realizados.

                ABERTURA CONDICIONADA DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.
                 
                 Ao abrigo das decisões governamentais, alguns estabelecimentos do comércio local que haviam decidido ou tiveram que encerrar, voltaram a abrir com observância das limitações preconizadas. Cabeleireiros, manicures, cafés, ourivesaria e confeitarias e oficinas e stands, alargaram com as devidas cautelas o acesso aos serviços que prestam sendo notório o aumento de pessoas e viaturas nas imediações dos estabelecimentos referidos. Também, desde segunda feira, são cada cada vez mais os transeuntes e os clientes que circulam na via pública com máscaras sanitárias, o que demonstra a preocupação individual pela saúde de todos.

Fotos: doLethes

Remígio Costa




Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...