sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

MIMOSA E LINDA, É.

 



   Começa a dar nas vistas quando o inverno está a chegar ao fim. Não será totalmente descabido considerar que a mimosa acácia é a arauta da primavera, ao cobrir-se de flores amarelas antes que a maioria das árvores nem as primeiras folhas brotaram nos ramos.

   Pessoalmente, gosto da flor como da palavra que a identifica: mimosa. E das copas amarelas das árvores que emergem das demais pelas encostas dos montes, nas margens dos rios (a raiz segura a erosão) ou avulsas no correr das estradas e veredas. 

   Não sinto que seja invasora, clandestina na flora autóctone da floresta portuguesa, nem sequer excessiva e rejeitada se o fosse, porque a natureza não reconhece fronteiras senão as que o clima e o solo demarcam. E sempre poderia ser controlada e limitada ao espaço onde mais e melhor conviesse. E aceita.

   Em tempos não demasiado distantes foi motivo de atração turística popular, atraindo a Viana do Castelo uma multidão de visitas, principalmente nos fim de semana e na melhor fase da floração. Pela sinuosa estrada que leva à Basílica do Sagrado Coração, no Monte de Santa Luzia, milhares de automóveis ocupavam os cinco quilómetros da subida onde a mimosa era abundante e viçosa, acessível, donde regressavam à cidade ornados com ramos da flor amarela como enfeite. E o monte, visto à distância, era (ainda) mais alegre e lindo.

   (Re)Viva, então, a simpática invasora mimosa. Por mim, seja bem-vinda, e por mais alguns anos. 



Fotos: doLethes
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...