quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

CINCO DEBAIXO DO NEVÃO



      Se a memória me consente que dela faça uso confiado na fiabilidade do acervo acumulado ao longo da vida, a foto publicada ocorreu em dois de fevereiro de 1962, no sábado em que aconteceu um dos mais intensos nevões que vivi na freguesia de Lanheses. Desde cerca das 11:00 horas até às 15:30, a neve caiu abundantemente cobrindo os telhados, árvores e os caminhos com um manto branco de alguns centímetros o qual só iria diluir-se ao fim de quase uma semana.

    O acontecimento foi pretexto para divertimento e brincadeiras joviais próprias da adolescência e, naturalmente, oportunidade para obtenção de fotografias com recurso a máquinas ainda pouco popularizadas e de reduzida qualidade técnica. O nevão foi objeto de uma reportagem bastante alargada publicada no jornal local "Voz de Lanheses", que estão se publicava, da minha autoria.

    Das fotografias que então colhi, esta, que agora divulgo foi obtida no Largo da Feira, quando o nevão estava na sua maior intensidade. É um grupo de cinco amigos meus conterrâneos, não tenho sobre isso qualquer dúvida, mas, para minha frustração não consigo identificar com total segurança, todos! É uma traição da memória porque não via a fotografia há bastante tempo e o facto de haver flocos gravados nos rostos reduz a qualidade da imagem e a respetiva identificação. Assim, e da esquerda para a direita, as maiores incertezas residem nos três primeiros e menos nos dois seguintes, sobretudo no último que já não está entre nós.

    Quem pode (e quer) ajudar?

  
      

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...