sábado, 12 de maio de 2018

SANTO ANTÃO: O MILAGRE É SUA REALIZAÇÃO

         

      A festa de Santo Antão jamais será o que foi no passado. Além de que, as perspetivas futuras da sua continuidade no que à parte profana respeita são, francamente, muito pouco animadoras. Um evento com a particularidade desta realização, onde os animais auxiliares dos lavradores que já não existem lhe conferiam genuinidade e corpo, deixou de ter sentido sem a presença dos seus principais protagonistas.  

       Depois, há contingências que escapam à boa vontade e esforço dos promotores da festa. O estado do tempo ser ou não propício a festividades ao ar livre, a oferta em qualidade e quantidade de eventos oferecidos à sociedade e que coincidam na realização, bem como a tendência crescente por outras opções menos tradicionais.

       E sem gente não há festas.

       Louve-se o esforço de pessoas de boa vontade que se dispõem a assumir voluntariamente tarefa tão ingrata e canseirosa que é a manutenção de uma festa tradicional, como é a de Santo Antão Abade. Por gosto e bairrismo. Nem sempre compreendidos, nem sempre respeitados como mereciam.
 

       E sem promotores, não haverá festas organizadas.

                       A tenda do sarapatel e do cabrito mudou de sítio mas a procura, não!


Foto: doLethes
Remígio Costa

1 comentário:

  1. Nao me digam que tiveram de levar o sarapatel para tras aiaiaiaiaiaia chica chica chica

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...