quarta-feira, 6 de abril de 2016

VILA MOU EM FESTA COM A ROMARIA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO.




                A Romaria em honra de Nossa Senhora da Encarnação que anualmente acontece na ridente freguesia de Vila Mou, localidade do concelho de Viana do Castelo situada na margem direita do rio Lima a escassos doze quilómetros da cidade sede de concelho, atualmente unida administrativamente à vizinha  São Salvador da Torre, constitui uma relevante manifestação de bairrismo e de  espírito de comunidade dos seus habitantes pelo empenho conjunto que votam à sua realização procurando que seja uma grandiosa celebração de  religiosidade e fé cristã e oportunidade para divulgar os ancestrais valores culturais e tradições do seu laborioso povo.

                                                 (Foto de arquivo do doLethes)

           A grandiosa festa de Vila Mou é tradição antiga e procura distinguir-se das demais dando especial ênfase à imponente procissão onde se destacam os andores exuberantemente ornamentados, nos clássicos concertos musicais das mais credenciadas bandas nacionais a partir dos coretos do adro da Igreja e o ex-libris considerado símbolo da terra e das festividades representado pelo "arco festivo". Os seus briosos apoiantes são naturalmente os residentes permanentes que prestam a colaboração efetiva e se coletam no auxílio às despesas, mas, são os emigrantes espalhados pelo mundo quem muito generosamente para ela contribuem materialmente e lhe dão fervoroso e significativo apoio.

                         (Foto de arquivo do doLethes)          
             Pela proximidade e laços de afetividade que se foram cimentando ao longo dos tempos e unem as comunidades de Vila Mou e Lanheses, a festa em Honra de Nossa Senhora da Encarnação é muito estimada e uma das favorita dos lanhesenses que ali acorrem em grande número quer para participar nos atos religiosos como nos concertos de bandas populares, fogo de artifício, divertimentos ou para saborear o famoso cabrito "à moda de Vila Mou" na tasca do Guerra ou numa das tenda amovíveis levantadas no recinto do arraial.


                               (Foto de arquivo do doLethes)

          O pároco residente da paróquia da união de freguesias de Vila Mou e São Salvador da Torre continua a ser o padre Manuel António Fernandes Moreira, historiador e professor jubilado do ensino secundário.

          Como pode ser confirmado no completo programa abaixo revelado, a organização esmerou-se na elaboração de um vasto e rico elenco de realizações que só por si confirma a grandiosidade da Romaria que é o enlevo dos vilamouense. 

          



         Para um mais amplo conhecimento do evento e acesso a outras informações referentes à festa disponibiliza-se o



        link: https://www.facebook.com/groups/331844143652492/

Fotos: doLethes
Remígio Costa 



Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...