terça-feira, 6 de maio de 2014

VIA SACRA DEU INÍCIO À FESTA DE SANTO ANTÃO.

         
                      Saída da procissão da Igreja Paroquial.


                Cumprindo o calendário religioso da festa de Santo Antão, foi levada a cabo no passado sábado, dia 3 de Maio, a Via Sacra, o ato religioso que tradicionalmente abre as festividades votadas ao santo protetor dos animais.


           A procissão partiu da Igreja paroquial para percorrer cerca de um quilómetro até ao lugar de Santo Antão, pela Rua da Estrada da Corredoura, onde, no cimo de um pequeno outeiro se situa a capela do orago e, naturalmente, a sétima e última estação do trajeto do Calvário.


    Junto à Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.

           O número de participantes nesta manifestação que pretende evocar o doloroso caminho de Jesus Cristo até à Crucificação, seguindo a descrição da Bíblia dos cristãos católicos, já não tem a dimensão da adesão que teve noutros tempos. Tal fato não impede que o pároco residente da freguesia, padre Daniel da Silva Rodrigues,  continue a assegurar por esta altura e realização desta procissão, mantendo uma tradição que continua a ser desejada e participada por muitos fiéis.


Uma das paragens no Lugar da Corredoura.
            

            Concluída junto à capelinha de Santo Antão com uma breve alocução e benção do pároco Daniel Rodrigues, a comissão das festas procedeu ao "levantamento da bandeira" que simboliza o evento que ali irá realizar-se entre os dias 30 e 31 deste mês e o dia 1 de Junho próximo.

 Já em Santo Antão, na ultima Cruz.

                                       Fim da Via-Sacra, no alto de Santo Antão.

                                                      A Capelinha

           Levantamento da bandeira...

                                           ...com foguetes a estralejar.

Fotos de cortesia de: AMARO ROCHA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...